terça-feira, 9 de setembro de 2008

Softwares Matemáticos: Tecnologia a serviço do Saber

Quem não gosta de ter uma aula diferente: mais movimentada e com uso de um bom computador? Neste post estou disponibilizando alguns links onde é possível "baixar" estes aplicativos, idealizados para serem uma ferramenta auxiliadora no processo de ensino e apredizagem. Todos são de fácil manipulação, é só dá aquela velha bisbolhotada que aprendemos fácil!

O Aplicativo Régua e compasso: Disponível no site http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/ , este software permite fazer construções com geométricas e até mesmo fazer animações, vale a pena dar uma conferida! (Afinal, desenhar sem ter trabalho com impressição de instrumentos é uma MARAVILHA!)

GeoGebra: Disponível em http://www.geogebra.org/ , este aplicativo permite fazer um estudo de Geometria Analítica.

Winmat e Winplot: Estes velhos, porém utéis recursos estão disponíveis na página do DAMAT-UFBA http://twiki.dcc.ufba.br/bin/view/DAMAT/ArquivosDamat, o primeiro é uma ferramenta de auxílio para o estudo de Matrizes e o segundo para estudo do gráfico de funções.

No Simpósio vai ter curso pra utilizar o winplot enquanto o GeoGebra e o Régua e Compasso foram utilizados em atividades do XI Encontro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu, Fellipe. Realmente uma aula diferente sempre nos anima. Não devemos ficar de fora das ferramentas que a tecnologia nos oferece. Mas é importante saber como misnistrar essas aulas para que o objetivo seja atingido.

Olenêva disse...

Parece que nossos interesses passeiam muito pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Será que dentro do nosso projeto de Oficina de Matemática poderíamos oferecer um espaço/tempo para uma atividades deste tipo.
Levem o caso para o nosso próximo encontro, porque este será o nosso tema.