sábado, 13 de setembro de 2008

Do saber matemático ao fazer pedagógico:O de safio de educação

Uma das questões que vem sendo discutidas sobre o ensino da matemática é a de "pra que serve iso que estou aprendendo?", ou ainda , "vou mesmo utilizar tudo isso no meu dia-a-dia?".Na verdade, tudo que é aprendido tem sua função,mas então onde está o problema do aprendizado?Acretido que está na formação do professor( ou educador) do saber matemático para o fazer pedagógico.

3 comentários:

tâmara paiva disse...

O problema do aprendizado é sempre colocado no professor ou no aluno. Será que isso é mesmo verdade para todos os casos? Ou será que o problema está no currículo vigente defasado? Os professores e o curriculo devem estar sempre em transformação para um melhor aprendizado do aluno e para uma melhor adaptação às necessidades do mundo moderno.

Olenêva disse...

Observo que, além do currículo formal, há o real, que efetivamente fazemos, em sala de aula, e ainda há o oculto. O que acha de pesquisarmnos um pouco sobre o assunto?

Iris P. Nascimento disse...

O professor de modo geral deve estar sempre pesquisando, para se atualizar. O problema do aprendizado pode estar no pofessor que não se atualiza, não muda seus métodos , não adimite seus erros ou não adimite não saber tudo, mostrando ao aluno que le não é o detentor do saber mas que deseja estabelecer uma relação de troca aproximando um pouco mais do seu aluno no senido de procurar as suas dificuldades e tentar encontrar um meio de amenizá-las. O problema também pode estar no aluno que já perdeu o interesse por ter tido algum tipo de experiência negativa ou por não saber que utilidade terá em sua vida. ASS: Iris P. Nascimento (Oficina apredendo a ensinar matemática.)