sábado, 13 de setembro de 2008

Texto de Antônio Carlos Gomes da Costa

Escolher tornar-se um educador uma das mais nobres escolhas,porém é uma escolha bastante delicada,pois não se decide de uma hora para outra ser um educador.
A sua trajetória de vida,sua identidade,sua personalidade são fatores essenciais para a escolha de uma profissão e a educador não é diferente,pois ao exercer tal atividade o lado pessoal conta bastante uma vez que para saber lidar com as pessoas é preciso lidar consigo mesmo.
Todos profissionais têm objetivos a serem alcançados,traçam metas,criam planos e projetos e com o professor também acontece já que ele também tem objetivos como profissional, afinal existe (ou deve existir) um propósito para tal.O que pretende realizar ou contribuir com algo que tenha sentido em sua vida.
Educação e cidadania andam de mãos dadas e por isso, tornar-se um educador é também se tornar um cidadão.Uma pessoa que deverá formar cidadãos através de sua atividade deve pensar como cidadão.Ele é o responsável por uma boa parte da vida das pessoas e sua forma de pensar cidadão pode muito influenciar as gerações futuras tanto na construção de conhecimento como na aquisição de valores morais e sociais.
O professor deve também ter uma visão de mundo sempre a frente.Diante das frenéticas mudanças que acontecem no mundo no aspecto político,social,cultural e econômico, o professor deve se posicionar como um farol de sabedoria capaz de direcionar as pessoas para caminho de lutas,conquistas,melhorias e igualdade social.
O professor deve ver a educação como o meio sadio d erradicar tudo o que aflige nossa sociedade,e,ainda mais, deve ver a escola como sua arma para combater essas aflições e somar as necessidades de toda sociedade

4 comentários:

Olenêva disse...

Gledson, Qual a referência deste texto de Antônio Carlos Gomes da Silva?

Anônimo disse...

Olá professora, perdão me enganei o texto é de Antônio Carlos Gomes da Costa e não da Silva e a referência é www.escola2000.org.br/pesquise/testos

Anônimo disse...

Tomei a liberdade de mudar o sobrenome do Professor.
Quanto ao texto, acho que toda profissão tem que ser bem escolhida, tem que haver uma identidade pessoal-profissional, mas acredito ainda que nossa escolha como educadores é uma escolha com um Quê a mais.
O cuidado com a profissão de educador tem que ser dobrado, pois lidamos com a construção do ser-humano

Anônimo disse...

Uma pessoa quando escolhe ser um educador tem que ter em mente que ela servirá de exemplo para muitas pessoas. Portanto deverá sobretudo ter etica, príncipios e personalidade bem definida pois estára lidando com a formação de um cidadão.