terça-feira, 9 de setembro de 2008

GESTAR: você conhece?!

"O Programa Gestar é desenvolvido pelo Fundescola em duas modalidades: Gestar I – para professores de 1ª a 4ª série e Gestar II para os de 5ª a 8ª série. Seu principal objetivo é a melhoria do desempenho dos alunos nas áreas temáticas de Língua Portuguesa e Matemática, por meio da formação continuada de professores.
(...) O Gestar utiliza material didático especialmente produzido pelo Fundescola e associa a teoria às questões práticas do cotidiano do professor. Uma parte dos estudos é realizada individualmente e a outra em grupos reunidos em uma escola-pólo, onde os professores recebem acompanhamento de um professor-formador.
Na área de Matemática, por exemplo, o programa propõe ao cursista trabalhar com seus alunos a resolução de problemas por meio de vários recursos, como desenhos e jogos pedagógicos: dominó, bingo, jogo da memória, xadrez, quebra-cabeça.(...)
Veja a matéria em:
http://mecsrv04.mec.gov.br/reforma/Noticias_Detalhe.asp?Codigo=5047

GESTAR 1 e GESTAR 2 estão integralmente disponíveis na INTERNET:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=9848&Itemid=
Esse material é uma riqueza ao nosso trabalho.

7 comentários:

Anônimo disse...

Nós sempre reclamamos (e devemos) da situação da educação no país. Mas devemos elogiar iniciativas válidas que o governo toma para mudar essa situação, como o Gestar. Todas as disciplinas são fundamentais e indisensáveis, mas creio que justamente as disciplinas que precisam de um socorro emergencial são a Língua Portuguesa e a Matemática e me parece que é isso que o Gestar tentar fazer, melhorar a educação nessas disciplinas. O caminho é longo e não dá para consertar um erro de 500 anos em 4 ou 8, por isso, com iniciativas como essa, é que a educação no Brasil vai melhorando aos poucos.

Olenêva disse...

E nós estamos nessa luta!
Será que poderíamos fazer uma avaliação deste material, ainda este semestre? Há indicações de leitura, atividades de planejamento e transposição didática, fáceis de serem adaptadas e realizadas.

Anônimo disse...

Também concordo com o nobre colega quando ele diz que o governo propõe iniciativas pra a mudança do quadro educacional de nosso país. Porém eu acrdito que necessita de uma atenção maior pois é na educação que está o futuro.
Sobre o material, acho que podemos fazer uma avaliação mas devemos nos focar em um assunto pois pelo que vi no link, o conteúdo é muito extenso e não tem condições de trabalharmos todo o conteúdo.

Anônimo disse...

Primeiramente, deixe-me engrossar a lista dos que apoiam esta iniciativa: tudo que é for feito para melhorar a educação em nosso país merece ser elogiado!

Quanto a proposta de discutir sobre o material, acredito que vocês estejam se referindo aquele que está disponibilizado no site do MEC (pra quem não viu ainda são 19 documentos).

Caso eu esteja errado peço esclarecimentos; do contrário sugiro a análise do caderno do formador que, além de ser menor -92páginas- parece ter o significado de cada atividade proposta.

Lógico que devemos ter em vista que a profa. Olenêva já preparou um calendário; se tiver como encaixar, sou defensor ferrenho.

Anônimo disse...

Muito interessante. Creio que o projeto GESTAR deveria ser também usada em outras disciplinas e também nas séries de Ensino Médio, uma vez que as mesmas carecem de um bom ensino de Matemática. Iniciativas como essas são interesssantes pois a desciplina que trabalhamos é muito estigmatizada

Olenêva disse...

O GESTAR está, esta semana, no Salto para o Futuro. Verifiquem!

Anônimo disse...

O programa do Gestar é uma iniciativa do Governo Federal, na busca pela melhoria do ensino de matemática, que veio para tornar o ensino mais dinâmico. A proposta do Gestar é um currículo em rede onde a cada série os conteúdos serão retomados permitindo ao aluno está sempre atualizado com os assuntos estudados durante os quatro anos. O que mais me fascina no Gestar é o fato de apresentar sempre a solução de problemas como principal ferramenta de trabalho. Acredito que com ele o ensino de matemática vai se tornar bem mais interessante para o aluno, visto que todos os conteúdos são apresentados atrvés de um tema do dia - a - dia, tornando - se o elo de ligação entre o que é estudado em sala de aula e o cotidiano dos alunos.