sábado, 13 de setembro de 2008

Nosso projeto: novas sugestões

Cinco cópias do nosso projeto, em andamento, foram distribuídas aos estudantes, para que pudesssem avaliá-lo, apresentar sugestões, melhorias, novas idéias etc.

O problema que escolhemos intervir é: falta de interesse pelos conhecimentos matemáticos escolares. Isso demonstra que buscaremos alternativas à resolução deste problema, através de uma Oficina de Matemática.
E o caso é sério!
"(...) Os resultados do Pisa (sigla, em inglês, para Programa Internacional de Avaliação de Alunos), divulgados ontem pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), mostram que os alunos brasileiros obtiveram em 2006 médias que os colocam na 53ª posição em matemática (entre 57 países) (...) O pior resultado aparece em matemática. Numa escala que vai até seis, 73% dos brasileiros estão situados no nível um ou abaixo disso. Significa, por exemplo, que só conseguem responder questões com contextos familiares e perguntas definidas de forma clara."

Comente, após ler a reportagem na íntegra:
- oficinas de matemática podem contribuir para melhorar os resultados de aprendizagem, nesta disciplina?
- qual o papel do professor de matemática nesta luta por melhores resultados?
- as nossas discussões em aula e interações no blog têm contribuído para atiçar a nossa atenção para os problemas que encontraremos no exercício da docência em matemática e para a busca de soluções?

Acesse:
GOIS, Antonio; PINHO, Ângela. Brasil é reprovado, de novo, em matemática e leitura. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u351481.shtml> Acesso em 13/09/2008.

3 comentários:

Anônimo disse...

Creio que oficinas podem ajudar e muito no ensino de Matemática, pois as mesmas atraem a atenção do aluno, sem ter que, muitas vezes usar contas, equações e etc. Exemplo disso, são os modelos do LEMA, que permitem ao aluno visualizarem a Matemática de forma dinâmica.
Quanto ao blog, está sendo uma experiência nova e muito proudtiva, pois neste espaço, temos textos que nos auxiliam a ver a situação da Matemática no país. Quanto ao texto, fico triste em saber que nosso país ainda tem dificuldades em Matemática, pois a cada dia temos visto vários educadores inovando a prática de ensino da Matemática. Mas, nós que seremos futuros professores, devemos nos preparar e muito para ensinar de forma clara a Matemática

Olenêva disse...

Esse é o nosso grande desafio, como diz D'Ambrosio: do saber matemático ao fazer pedagógico.

Anônimo disse...

Oficinas de matemática podem contribuir sim para melhorar os resultados de aprendizagem. Pois através delas os alunos podem compreender melhor os assuntos pelo fato deles perceberem os assuntos inicialmente abstratos em modelos concretos.
O professor deve estar antenado nas necessidades dos seus alunos e procurar levar para sala de aula os melhores objetos, modelos de aprendizagem.
nossas discussões em aula e interação no blog têm contribuido sim. Pois ficamos inteirados do que poderemos enfrentar e consequentemente buscamos identificar as causas e procuramos as possíveis soluções.