segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Uma boa idéia!

"Professores usam blogs para ensinar e motivar alunos"
Agencia Estado

"(...)Até o ano passado, eles não tinham tanto interesse em aprimorar a ortografia. A mudança foi motivada por uma estratégia simples da educadora: lançar desafios gramaticais no blog sem avisar a data. O aluno que enviasse a resposta primeiro, ganharia um chocolate da professora. "

Uma boa idéia para o ensino da Matemática!

Leia:

http://www.atarde.com.br/brasil/noticia.jsf?id=988611

12 comentários:

Felipe Carlo disse...

São idéias como essas e tantas outras que envolvem "um" ambiente do aluno, a internet, que tornam o ensino de diversas áreas mais interessantes e instigam os alunos a procurar a resposta por ele mesmo, com pesquisas e consultas de diversos livros didáticos.

Anônimo disse...

Opa isso me parece meio interesaante quanto a matemática pois pode-se lançar como desafio um problema CONTEXTUALIZADO (só frisando o nosso objetivo)e aquele(s)que conseguir(em) ganhará(ão) um premio por soluciona-lo. Pode dar certo e com certeza vai motivá-los a gostar de estudar matemática.

Anônimo disse...

Os professores são responsáveis pela busca incessante de estratégias para atrair a atenção e o interesse dos alunos. Sabiamente, Roberta utilizou o blog como instrumento no ensino e conseguiu obter grande aproveitamento por parte dos seus alunos.

Anônimo disse...

O blog é um bom recurso para nós professores. Observemos que a professora propunha a atividade e os alunos tinha a vontade de estudar despertada. Ações como essas é que pode ajudar - nos nesse grande desafio que é estudar Matemática.

Anônimo disse...

É o que estamos buscando: diversificar as formas de ensino-aprendizagem para que o aluno consiga realizar a construção de seu conhecimento. O blog, nesse caso, estimulou a competitividade sadia, a pesquisa e o interesse pela disciplina. Apesar de eu não gostar de chocolate, Roberta, de forma sábia,atingiu seus objetivos como educadora e conquistou a turma.

Olenêva disse...

A nossa "boa idéia" já está prestes a ser socializada em nossa comunidade acadêmica, no SIEPE.

Anônimo disse...

O que me chama atenção nesta reportagem é como uma iniciativa sem grandes pretensões pode ter um impacto de grande proporção.

Isto me parece um exemplo de que existem alunos estão atentos para perceber iniciativas que procuram despertá-los, embora o reforço positivo(chocolate) possa parecer bem "skinnerista", na verdade o que importa é motivar o aluno, interessá-lo.

Olenêva disse...

Ainda bem, Fellipe, que não preciso investir em chocolates para vocês...rss

Anônimo disse...

Gostei bastante do texto do Jornal A Tarde, é fundamental que os professores estimulem o aprendizado dos alunos. Qualquer método é válido, unir a tecnologia ao ensino é de suma importância e ajuda a enriquecer os conhecimentos que serão adquiridos pelos alunos. Assinatura: Lorena Carvalho Andrade

Olenêva disse...

Pois é, Lorena! O blog contribuiu muito na integração desta turma, na complementação dos estudos e, principalmente na nossa relação, que ficou muito mais próxima.

Felipe Carlo disse...

Que bom que gostou Lorena...
Espero que assim que possível adote a idéia...

Anônimo disse...

Boa idéia realmente, a iniciativa dos educadores em fomentar nos educandos o prazer do pesquisar. Uma vez que o educador precisa lançar meios de inovações para que o aprender seja significativo não tornando as atividades um ato mecanico e monotono. Como afirma Moacir Gadote: "a escola não deve apenas transmitir conhecimentos, mas também preocupar-se com a formação global dos educandos, numa visão onde o conhecer e o intervir no real se encontre.
Telma Cerqueira, Salvador- Ba