segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Malba Tahan: você conhece?

"Malba Tahan foi o precursor do de uma nova tendência que se afirma com vigor e tem adeptos em todo o Brasil: a Educação Matemática. Pioneiramente trabalhou com a História da Matemática, defendeu com veemência a resolução de exercícios sem o uso mecânico de fórmulas, valorizando o raciocínio e utilizou atividades lúdicas para o ensino da matemática. Muito antes de se tratar no País da interdisciplinaridade, Malba Tahan preocupou-se com a unificação das ciências (...)"
Vale a pena conhecê-lo:
http://www.champ.pucrs.br/matema/malba_tahan.htm

Uma incrível história sobre herança de camelos ou um enigmático problema com frações?
http://educar.sc.usp.br/matematica/m5let1.htm
http://br.youtube.com/watch?v=-tTD8XU2s2I&NR=1

7 comentários:

Felipe Carlo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Carlo disse...

Aproveitando o ensejo, aconselho a leitura do livro: O Homem que Calculava. Estou lendo e estou maravilhado com as Estórias desse Matemático maravilhoso. É incrivel a sua capacidade de contar e resolver problemas que aparentam ser complicados.

Olenêva disse...

Como complemento, leia sobre a discussão teórica entre o contator de História, grande defensor da Educação Matemática, Malba Tahan, com Stávale, também postada neste blog.

Anônimo disse...

Ele tem vários livros muito interessantes com temas matemáticos.
Excelente para os alunos de séries iniciais

Anônimo disse...

Não tem como não se apaixonar pelo Malba. Teve uma vida miraculosamente engenhosa.

No famoso O Homem que Calculava ele torna simples e agradável problemas complicados e curiosos. Sua obra seria genial se lançada hoje, imagine em 1939! Não é à toa que foi premiado pela Academia Brasileira de Letras. Um livro para curtir e adimirar, leia ;-)

Anônimo disse...

Apesar de já ter lido "O Homem que Calculava", tenho o péssimo hábito de esquecer algumas coisas que leio (o que é comum...espero). Mas uma coisa é inesquecível: a maneira como o autor trabalha matemática de forma curiosa, divertida e interessante; sem dúvida é uma obra prima, conheço muitos professores que relatam ter indicado ou mesmo lido/citado em sala trechos do mesmo (o que aliás é muito importante, tanto por incentivar a leitura quanto para dar um exemplo de que [b]NÓS[/b] lemos!).

Coisa legal: repararam como no vidéo discute-se a interpretação entre operações e frações? Uma discussão "antiga" de problemas que ainda hoje aparecem pra gente...

Anônimo disse...

Que mais se pode falar? Uma sabedoria incrível e uma habilidade fenomenal... O professor e habilidoso escritor Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido pelo pseudônimo de Malba Tahan, conseguiu juntar em suas obras uma genialidade e ludicidade admiráveis. Obras como "O Homem que Calculava" conseguem atrair a atenção da maioria das pessoas, podendo ser usadas, inclusive, como forma de chamar atenção dos alunos em uma sala de aula.

Segundo a Revista Nova Escola ( Setembro 1995 ), "Júlio César foi um caso raro de professor que ficou quase tão famoso quanto um craque do futebol. Em classe, lembrava um ator empenhado em cativar a platéia. Escolheu a mais temida das disciplinas, a Matemática .Criou uma didática própria e divertida, até hoje viva e respeitada. Ainda está para nascer outro igual!"