segunda-feira, 27 de outubro de 2008

I Jornada de Educação Matemática do EMFoco


Tema: A Formação Continuada do Professor de Matemática e os Grupos de Estudos.

Objetivos:

- discutir com nossos pares, educadores matemáticos das redes públicas e privadas do Estado da Bahia, a importância do investimento numa educação continuada na perspectiva do professor-pesquisador, nas dimensões endogêna e exogêna da sua prática pedagógica, comprometido com a melhoria do ensino/aprendizagem da matemática;

- ratificar a possibilidade desta formação ocorrer em grupos de estudos independentes.

Saiba mais: http://grupoemfoco.com.br/jornada/

5 comentários:

eldita disse...

Olá pessoal,
recomendo a vossa participação nesta jornada. Estamos comemorando 5 anos de persistência. Erros foram muitos e estes só ratificaram os acertos. Como em festa só comentamos os acertos, esta jornada é imperdível. Significa um marco na luta pelas condições de trabalho do educador matemático.
Participem!

Olenêva disse...

Muito bom ver a Elda Tramm em nosso blog!!! Coloque aqui o endereço do seu site para que a turma conheça a "bola de futebol"! Se demorar, eu mesma vou me incumbir de apresentar.

Anônimo disse...

Eu já me inscrivi. Espero poder desfrutar os bons resultados dessa história. Essa jornada promete!

Olenêva disse...

Confiram os minicursos:
MC1: Frações: construindo conceitos a partir de material manipulável
Autor: Shirley Costa e Adalberto Santos
Público alvo: Anos Iniciais

MC2: O Laboratório de Ensino de Matemática como alternativa para uma aprendizagem significativa
Autor: João Assis
Público alvo: Ensinos Fundamental e Médio

MC3: Investigando com o software Geogebra, a Base Média e a Área do Trapézio num AEI*
*Ambiente Educacional Informatizado (Laboratório)
Autor: Anderon e André Melhor Miranda
Público alvo: Ensinos Fundamental e Médio

MC4: Geometria das dobraduras: uma proposta para sala de aula.
Autor: Enoilma Silva e Lúcia Lessa
Público alvo: Ensinos Fundamental e Médio

MC5: As tendências da Educação Matemática no Ensino Médio
Autor: Joseane Topázio e Eliete Ferreira
Público alvo: Ensino Médio

MC6: Elementos de Cálculo: potencializando conceitos com o software WINPLOT (Laboratório)
Autor: Gilson Bispo
Público alvo: Ensino Superior

MC7: Da Matemática não formal (bola de futebol) a Matemática formal: atividades em investigação matemática
Autor: Elda Tramm
Público alvo: Ensinos Fundamental (4º ao 9º ano) e Médio

MC8: Cine-Mática: Uma viagem Matemática pelo mundo da 7ª arte
Autor: Elisangelo Santos
Público alvo: Ensinos Fundamental e Médio

eldita disse...

Matemáticos Educadores. Recomendo o livro "A Matemática das coisas" Do Papel A4 aoos atacadores de Sapatos, do GPS às Rodas Dentadas.
Foi escrito pelo colega Prof. Nuno Crato.
Atacadores de sapatos significa cordão de sapatos.
Eis o Prefácio:
"Quando digo que sou matemáico, as pessoas brincam comigo e perguntam-me se as posso ajudar a manter a conta bancária equilibrada; quando digo que me engano muito nas contas, pensam que devo ser um matemático medíocre". Quem assim se queixava era Paul Halmos, mas a frase pode ser atricuída a muitos outros matemáticos, pois quase todos os que se dedicam a esta actividade se lamentam das incompreensões do público. Na realidade, há muita gente que não sabe o que fazem os matemáticos.

A matemática, no entanto, atravessa o nosso dia-a-dia. O século XX nao teria sido, como foi, o século mais revolucionário da história da ciência sem os extraordinários desenvolvimentos obtidos na matemática. Os computadores nao teriam sido possíveis sem a lógica binária, a teoria dos grupos e o conceito matemático de informação. Os nossos telefones nao funcionariam se nao tivessem existido o estudo estatístico de sinais e os algoritmos de digitalização e compressão de dados. Os semáforos automáticos nao seriameficazes sem os desenvolvimentos de uma área da matemática aplicada designada por investigação operacional. (...)

Neste livro contam-se histórias matemáticas. Há poucas fórmulas, muitos exemplos e muitas aplicações. A matemática é uma ciência fascinante, fundamental para a nossa história e omnipresente no nosso dia-a-dia. As obras de Picasso e as transações bancárias via Internet, o número das portas das casas e o papel A4, os mapas modernos e a derrota de Hitlher só foram possíveis graças a ela.As suas aplicações aparecem onde menos se suspeita. As historias matemáicas são histórias de sucesso.
Por tudo isto recomendo a sua leitura.