quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Problema de Matemática?!

Os problemas da Matemática sempre podem ser resolvidos pela Matemática?

Em pauta os números negativos: 

SCHUBRING, Gert. Um Outro Caso de Obstáculos Epistemológicos: o princípio de permanência. Disponível em<http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/bolema/article/viewPDFInterstitial/1527/1308> Acesso em 28 out.2008.

PASSONI, J.C. (Pré-Álgebra): introduzindo os números inteiros negativos.  Disponível em<http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/bolema/article/viewPDFInterstitial/1527/1308> Acesso em 28 out.2008.

5 comentários:

Anônimo disse...

Puxa vida! Nunca imaginei que houvesse uma tão acalorada discussão acadêmica, científica e filosófica sobre estruturas que hoje nos são tão comuns: Os números negativos.
Ao ler este texto fico imaginando o que pensariam estes grandes acadêmicos do passado se vissem toda a sua árdua batalha por mudar a concepção do meio científico acerca da idéia dos números negativos e das operações entre eles se reduzir a um simples jogo de decorar: "(-) com (-) dá (+),
e (+) com (-) dá (-)"
, tão difundido em nossas escolas.

Olenêva disse...

Roberto, o problema é que quando levamos esses assuntos (os negativos) aos jovens (normalmente crianças ainda, na sexta série), esquecemos quão difícil é a aceitação desse conceito (tal como ocorreu com a humanidade) e achamos que os jovens têm a obrigação de aceitá-los e compreendê-los em uma só aula, utilizando como estratégia a memorização de regras, neste caso, especialmente, o famoso "jogo de sinais".

Anônimo disse...

Trabalhar com números negativos é um grande desafio, uma vez que esse é um assunto de difícil assimilação pelos alunos de 6° série tão acostumados com a idéia de que 6 não se pode tirar 7. Temos que ter muita cautela para ensinar esse assunto.

Gledson Paiva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gledson Paiva disse...

Como foi dito em sala de aula no dia 17/10 as crianças já têm uma certa noção dos números negativos quando se trata de "tirar bolinhas de gude" ou "perder figurinhas". Porém não há uma maneira de introduzir de modo que haja a intrerpretação e isso torna mais difícil a prendizagem. Ainda mais na regra de sinal que acaba atrapalhando na hora de efetuar as operações como mostar o primeiro comentário.