quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Reflexões sobre o Livro Didático de Matemática




DANTE, Luiz Roberto. Livro Didático de Matemática: uso ou abuso? Disponível em <http://antigo.inep.gov.br/download/cibec/1996/periodicos/em_aberto_69.doc> Acesso em 16 out.2008.


BRASIL. Guia de livros didáticos PNLD 2008: matemática. Brasília: MEC, 2007. Disponível em <ftp://ftp.fnde.gov.br/web/livro_didatico/guias_pnld_2008_matematica.pdf> Acesso em 16 out.2008.


5 comentários:

Felipe Carlo disse...

"Muitos professores, na falta de outros materiais instrucionais, tornam-se, voluntariamente ou não, escravos do livro didático." Escolhi essa passagem do texto pois acho que reflete o que não podemos deixar acontecer com nosso futuro Acadêmico, temos que sempre buscar recursos e novos modelos de informações que valorizem a sala de aula.

Anônimo disse...

Creio que, para ensinarmos, temos que ter em nossas mãos alguuns materiais. Um fundamental é o livro didático. Contudo , não devemos ficar bitolados a ele, pois dispomos de outros recursos. Para que exemplo melhor, que o LEMA ?? Vemos que os meninos ficam muito interessados.

Anônimo disse...

Nós, futuros educadores, não devemos seguir um livro como se estivéssimos preso a ele. O que não quer dizer que o livro não seja importante. Muito pelo contrário. Os livros são essenciais e, por isso, devem ser escolhidos com todo rigor e atenção, pois servirão de base para os alunos.

Olenêva disse...

Bons comentários! O livro é um dos recursos que devemos lançar mão em nosso trabalho. Além disso, ele deve ser bem avaliado pelo professor para que todos possam fazer o melhor uso possível.

MONIQUE BERNARDES disse...

É TRISTE VER QUE GRANDE PARTE DOS PROFESSORES AINDA APOIAM SUAS AULAS NO LIVRO DIDÁTICO: UM RECURSO DESCONTEXTUALIZADO, ELITISTA E EXCLUDENTE. ISSO É MAIS OBSERVÁVEL EM INSTIUIÇÕES PARTICULARES, ONDE O ALUNO É TRATADO COMO MERO CONSUMIDOR CAPITALISTA E O LIVRO DIDÁTICO ENQUANTO PRODUTO DE CONSUMO, INCLUINDO A MÁFIA DOS DONOS DE ESCOLAS PARTICULARES E DAS EDITORAS/LIVRARIAS EM SIMPLESMENTE VENDER, VENDER E VENDER...DEVE-SE RESPEITAR O RITMO DE APRENDIZAGEM DE CADA ALUNO E O PROFESSOR, BASEANDO AS AULAS NO LIVRO DIDÁTICO NÃO OBTERÁ ÊXITO.UM ALUNO QUE NÃO CONSEGUE ACOMPANHAR O LIVRO SERÁ TIDO COMO INCAPAZ, PIOR SE O LIVRO FOR DE MATEMÁTICA!!!