terça-feira, 21 de outubro de 2008

A Matemática e o Amor


Para discontrair um pouco, e exercitar a capacidade de resolução de problemas que contenham apenas letras. Ache o valor de X e tenha uma agradavel surpresa!!

21 comentários:

Olenêva disse...

Uma boa dica para o professor de Matemática mostrar sua cara no Dia dos Namorados!

Olenêva disse...

Outra dica romântica: apresentar pares ordenados para serem colocados num plano cartesiano. Tudo se torna romântico quando, ao ligarmos os pontos, aparece um coração.

Anônimo disse...

Poxa !!! Bela idéia da pró ... a propósito podemos mostrar aos nossos alunos que Matemática também serve para se fazer uma declaração de amor

Olenêva disse...

Eis mais romantismo matemático aí:
Millôr Fernandes e Antônio Carlos Jobim.
http://saochine.com/resto/saochine_poema.html
Dão boas sensibilizações, em aula.

Anônimo disse...

Adorei isso. Essa é uma ótima maneira de atingir as meninas no que diz respeito a matemática.

Olenêva disse...

Por que só as meninas, Tâmara? Só nós, meninas...rsss, temos esse privilégio de curtir um romancinho?

Anônimo disse...

Talvez porque as meninas sejam mais românticas(?), de qualquer forma vou esperar a resposta da Tâmara.

Mas sem dúvidas, lançar mão de truques e brincadeiras que "ganhem" o estudante (aqui emprego a palavra ganhar com o sentido de interessá-lo pela disciplina, atingir seu mundo) é um recurso de muito valor e prestigiado até pelos próprios alunos.

Andei "fuçando" a referência da professora e as crônicas são hilárias. Mas como estudante matemática que sou devo ser chato para dizer que este papo de retas paralelas se encontrarem no infinito não cabe, retas ou são paralelas ou não são (por definição).

Este argumento de retas paralelas se intersectarem no infinito faz sentido lá na geometria do disco de Poincaré (que se não estou errado não têm retas paralelas e lá não são retas são geodésicas). Nós trabalhamos com geometria Euclidiana Plana, isso sem falar que existem geometrias em que dada uma reta existem infinitas retas paralelas passando por um ponto fora desta reta dada.

Aliás, vamos parar com isto de que infinito é o lugar onde tudo acontece: retas paralelas se encontram, a exponencial decrescente se anula, a função log toca o eixo OY, os números acabam e sei lá o que mais. Infinito não é um número, não é um lugar, é um símbolo para representar uma idéia!

ritacbarouca disse...

Os Colegas,

Esta atividade literal lúdica é muito boa para estimular nossa participação no blog e na internet.

Sucesso. Até breve quando tentarei visitar os varios links apresentados por vcs
Abraço
Rita Arouca

Olenêva disse...

Que bom, Rita, te ver por aqui!
Uma estimada Educadora Matemática e grande animadora cultural, na escola.
Lúdico? Eu sei que é com você mesmo!
Deixe umas dicas de sua experiência do lúdico no ensino da matemática.

Anônimo disse...

Muito bom! Esse tipos de exemplos atiçam mais a curiosidade e o interesse dos alunos. O que seria de um filme sem uma sonoplastia? Podemos pôr efeitos em nossas aulas sempre que necessário e pertinente for.

MONIQUE BERNARDES disse...

AFINAL, QUAL O VALOR DE X?

SRSRSRSRSRSRS!!!

Olenêva disse...

Só vale se descobrir...rss

Felipe Carlo disse...

No dia 13 poderemos resolver esse probleminha juntos... Toda a turma de pedagogia... o que acham?!?!?!

Olenêva disse...

Uma declaração de amor no próximo encontro? Gostei!

MONIQUE BERNARDES disse...

VOU COBRAR VIU?


QUERO SABER O RESULTADO, OU MELHOR, QUERO APRENDER COMO CHEGAR AO RESULTADO!!!


BJH A TOD@S...

MONIQUE BERNARDES disse...

ENFIM...


AMO-TE...


VALEU!!!

Ray Lima disse...

LInda essa equação, dá até vontae de resolver...na oficina minha equipe resolveu primeiro...hehehe

Olenêva disse...

Ray,também estaria comemorando, porque, na vida, encontrar primeiro um "amo-te", que lhe dê sentido,deve ser um "ser e estar" continuamente feliz.

Olenêva disse...

Monique, que final feliz, heim?! Um belo caso de amor... rss

Vai uma dica pedagógica, adequada de atividade que já realizei, para o Dia dos Namorados dos licenciandos, sétima série até final do Ensino Médio:
a) Fazer um atividade de Geometria com dobradura bem bonita formando um cartão.
b) Provocar com a Equação e emocionar com o Tema Amor.
c) passar a limpo o desafio matemático de "Amor", no cartão.
d) Contaminar a escola com declarações matemática de Amor.

Obs.: na orientação para a dobradura, abuse dos vértices, paralelas, perpendiculares, polígonos, regularidade, irregularidade, simetria, ângulos, etc.

MONIQUE BERNARDES disse...

PRÓ QUERIDA,

VC VAI ME DEIXAR + LOUCA DO QUE JÁ SOU, COM CRISE DE CONSCIÊNCIA E DE IDENTIDADE COM TODO ESSE SUSPENSE!!!

AH! DOIS CORPOS NÃO OCUPAM O MESMO LUGAR NO ESPAÇO, SERÁ QUE NUM CORAÇÃO SIM?

BJ!

Marcela Santos disse...

Consegui! \o/ MAs já sabia a resposta... =D