sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Vejam só esta!

Para evitar cola, escola na Austrália libera internet e iPod em provas

da Folha Online
Uma escola de Sydney, na Austrália, resolveu abolir a cola nas provas, permitindo que os alunos buscassem informações durante os exames, por meio da internet, iPod ou telefones celulares. A idéia é preparar os alunos para a "vida real", em que eles poderão consultar diversas fontes de informação.
A Presbyterian Ladies' College está testando o modelo nas aulas de inglês, mas planeja utilizá-lo em outras matérias. Nas provas, os alunos podem usar a internet, ouvir podcasts em tocadores de MP3 ou ligar para um amigo ou parente pelo celular para tirar dúvidas sobre o conteúdo.
"No mercado de trabalho, eles não vão precisar uma quantidade enorme de informação na cabeça. O que eles precisam saber é acessar a informação de todas as suas fontes de maneira rápida e verificar a confiabilidade da informação", afirma a professora Dierdre Coleman, que coordena o projeto, ao jornal "Sydney Morning Herald".
Entretanto, não basta apenas copiar a informação. Nos exames, os alunos têm de citar as fontes dos dados, ou podem ser punidos por plágio

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u436353.shtml

7 comentários:

Anônimo disse...

Muuito interessante !!
Imagina se a moda pega aqui no Brasil (risos)
Da próxima vez irei adotar a prática

Olenêva disse...

Adam,
No exercício de nossa profissão, é bom experimentarmos novas idéias, mas com muita cautela, planejamento. Temos que pesquisar sobre o assunto, fazer boas reflexões, provocar diálogos entre educadores e teóricos, para todas as nossas ações pedagógicas.
Só para provocar: hoje, no Brasil, como andaria a nossa escola se "esta moda pega"? Você imagina?!

Anônimo disse...

No mundo em que vivemos, onde o mundo e as tecnologias estão em constante transformação é necessário que as pessoas de moldem ao momento. Porém, isso tem que ser feito com cautela. No caso da busca de informações no momento da avaliação, ou seja pesca autorizada, o aluno pode sair prejudicado pois isso pode atrofiar seu raciocício lógico e sua vontade de buscar sempre aumentar o nível de seu conhecimento.

Anônimo disse...

Sinceramente professora, não consigo imaginar a situação.
Pois, na nossa cultura ainda está enraizada o fato de que quem pesca não estuda. Mas como a senhora disse, se bem planejada, essa técnica pode até dar certo. Se possível, devíamos nos reunir e discutir um pouco essa técnica e ver a possibilidade de se fazer um teste numa escola.

Olenêva disse...

Vocês já fizeram prova com consulta? É interessante que mesmo com acesso à informação, durante a avaliação, isso não facilita o resultado daqueles que não estudaram. Muito pelo contrário: os materiais disponíveis acabam representando uma grande dificuldade à resolução da mesma.

Anônimo disse...

Com os modelos de prova que predominam hoje, onde as respostas são mecanizadas e muitas vezes exige apenas do aluno memorização, a pesca na internet teria um resultado satisfatório para o aluno. Ou seja, todas as respostas seriam facilmente encontradas.
Se a avaliação obtiver questões que exijam interpretação, opinião etc, acho que a internet pode ser uma ferramenta válida.

Claro, desconsiderando o fato de que os alunos estariam livres para trocar "conhecimentos" por e-mail, msn, orkut etc. A caixa de entrada de nerd@cdf.com.br provavelmente iria sobrecarregar.

Anônimo disse...

Na minha opinião acho que o maior problema seria na elaboração da prova. Uma prova bem elaborada que fosse necessário um raciocínio lógico seria de boa valia, mas se não houver essa preocupação com a elaboração da prova seria realmente inviável.