terça-feira, 19 de agosto de 2008

Perfil do Licenciado em Matemática

  • visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades
    com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
  • visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos
    indivíduos para o exercício de sua cidadania;
  • visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.

Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf

5 comentários:

Olenêva disse...

Provocação: na sua opinião, o trabalho pedagógico desenvolvido na disciplina Estágio Supervisionado II está contribuindo para a formação do seu perfil de Licenciado em Matemática, conforme as DCN?

Anônimo disse...

Bom... Não conheço a fundo as Diretrizes, mas acredito que a disciplina Estágio II com sua busca por modelos, maneiras e visões diferenciadas de tecnologias de ensino vêm colaborando para o desenvolvimento das habilidades profissionais de um Licenciando.
A busca por novos conhecimentos e a troca mútua de informação, entre elas através do blog, pelos alunos contribuem para a formação e aprendizado de todos.

Anônimo disse...

Todo e qualquer tipo de experiência com a qual nos deparamos terminam por influenciar nosso perfil, seja momentaneamente ou definitivamente.

Por isso acho prematuro predizer o impacto de uma disciplina que ainda não terminou sobre "meu perfil" (eu acredito que esse perfil só ficará pronto mesmo no dia que morrer: todo dia é dia de repensar quem sou!).

O que eu posso dizer é que certamente esta disciplina - assim como as diversas experiências dela advindas - me fazem refletir sobre que tipo de profissional (ou educador, pra ser mais preciso) eu "estou" e que tipo de profissional eu "quero ser": não é porque tem um papel dizendo que eu devo ser assim ou assado que eu vou me configurar assim, isso perpassa por "quem eu sou", e por quem eu quero ser.

Este "perfil do egresso" é mais um ideal daquilo que a realidade precisa do que um produto final:

TODOS ESTAMOS SUJEITOS A MUDANÇAS!

Até porque uma das mais preciosas capacidades humanas é a da auto-reflexão ("quem sou?" e quem quero ser? ).

Olenêva disse...

Fellipe,
Para conhecer as DCN, basta ler o documento.

Anônimo disse...

Quando eu comentei já tinha lido...mas tudo bem!