sábado, 30 de agosto de 2008

UNESCO: os quatro pilares da Educação

Em São Paulo - SP, junho/2003, a UNESCO fez o Pronunciamento: "Os Quatro Pilares da Educação: O seu Papel no Desenvolvimento Humano".

"(...) que educação é necessária? A UNESCO reuniu alguns dos maiores luminares do mundo na Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, que deu a lume o relatório "Educação: um tesouro a descobrir" (Delors et al., 1996). Com efeito, o tesouro da educação, passados alguns anos, ainda não foi plenamente descoberto, como sugerem as indagações acima, relativas a um conceito ampliado de desenvolvimento e às suas implicações com valores, atitudes e comportamentos individuais e coletivos. Todavia, tendo em mente reflexões como essas, a Comissão destacou quatro pilares que são as bases da educação, ao longo de toda a vida, para o século que já começou e até nos surpreende com os seus percalços.(...)UNESCO, Pronunciamento: "Os Quatro Pilares da Educação: O seu Papel no Desenvolvimento Humano "

Leia na íntegra:
www.unesco.org.br/noticias/opiniao/index/index_2003/pilares_educacao/mostra_documento
Visite sempre o site da UNESCO, no Brasil. Há um espaço destinado à Educação:
http://www.unesco.org.br/areas/educacao/mostra_padrao

Um comentário:

Unknown disse...

Uma coisa neste post me chama atenção: a professora não colocou quais seriam os quatro pilares da educação. Uma lida rápida na referência permite identificá-los:

1- Aprender a conhecer;
2- Aprender a fazer;
3- Aprender a viver juntos;
4- Aprender a ser.

Identificados os pilares da educação, passo ao meu comentário.

Diante das necessidades de nossos dias, estes pilares me parecem coerentes:

-> É preciso incutir em nossos estudantes o gosto pelo conhecimento (aprender a conhecer)tanto por ser isto algo importante para o desenvolvimento deles enquanto pessoas quanto para a continuidade do desenvolvimento da civilização humana

->Igualmente importante é que se proponha ao apendiz a tarefa de fazer algo, tanto para que ele esteja familiarizado com os desafios quanto para que esteja preparado para inovar.

->Em nossa sociedade saber lidar com o diferente é sem dúvida um desafio cada vez mais comum, sem falar que é justamente pela falta desse viver junto que tantas atrocidades acontecem.

->Por fim saber ser, indica conhecer a si tanto para que se possa perceber-se como pessoa quanto para que se possa adequar-se ao que se quer ser.