terça-feira, 19 de agosto de 2008

Licenciados em Matemática: Competências e Habilidades

Os currículos dos cursos de Bacharelado/Licenciatura em Matemática devem ser elaborados de maneira a desenvolver as seguintes competências e habilidades:

a) capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;

b) capacidade de trabalhar em equipes multi -disciplinares;

c) capacidade de compreender, criticar e utilizar novas idéias e tecnologias para a resolução de problemas;

d) capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;

e) habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação-problema;

f) estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;

g) conhecimento de questões contemporâneas;

h) educação abrangente necessária ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social;

i) participar de programas de formação continuada;

j) realizar estudos de pós-graduação;

k) trabalhar na interface da Matemática com outros campos de saber.

No que se refere às competências e habilidades próprias do educador matemático, o licenciado em Matemática deverá ter as capacidades de:

a) elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica;

b) analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;

c) analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica;

d) desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;

e) perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço d e criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;

f) contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica.

Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN

4 comentários:

Olenêva disse...

Provocação: na sua opinião, o trabalho pedagógico da disciplina Estágio Supervisionado II está contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades ao Licenciado em Matemática, conforme as DCN?

Anônimo disse...

Bom... Não conheço a fundo as Diretrizes, mas acredito que a disciplina Estágio II com sua busca por modelos, maneiras e visões diferenciadas de tecnologias de ensino vêm colaborando para o desenvolvimento das habilidades profissionais de um Licenciando.
A busca por novos conhecimentos e a troca mútua de informação, entre elas através do blog, pelos alunos contribuem para a formação e aprendizado de todos.

Anônimo disse...

Acredito que durante a disciplina estamos tendo momentos de reflexão a cerca dessas competências e habilidades, isto já é um começo para adquirí-las; sem falar que existe a real preocupação em contemplar esses tópicos tanto pela ementa quanto pelo cronograma proposto pela professora.

Porém vale a ressalva de que a formação de um profissional não está condicionada somente a um fluxograma, cabe ao estudante buscar sempre complementar sua formação: Habilidade é algo que se trabalha, se exercita, se adquiri.

Que fique claro porém, que a função do fluxo é fornecer um mínimo de experiências (traduzidas na disciplina) que permitam a construção destas competências e habilidades.

Parando pra pensar um pouco, não sei se vou ser esse todo que esperam de mim...

Olenêva disse...

Conhecendo o que se espera da nossa profissão já é um bom passo para buscar condições ao desenvolvimento das competências e habilidades para exercê-la.