quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Para desconstrair

Soneto da matemática


Se vive a vida inteira a contar
Somar e subtrair
Multiplicar e dividir
O resto é raciocinar.
Todos têm que entender
E aprender, as quatro operações
O resto são deduções
E as fórmulas saber remexer.
Por que tanta gente tem medo
Da matemática querer aprender
E dela dizer não gostar
Creio que encontrei o segredo
O professor precisa entender
A razão está no jeito de ensinar

16 comentários:

Olenêva disse...

Inspirado, heim, Adam?!

Olenêva disse...

Pelo que entendi, o jeito de ensinar determina o entendimento ou não da Matemática que se ensina nas escolas, a sua aprendizagem. O foco está, portanto, no papel do professor.
Então, vale reflexões, como por exemplo:
- O que é relevante à formação do professor de Matemática de século XXI?
- Que recursos são relevantes à docência em Matemática?

Gledson Paiva disse...

É seu Adam, você estava inspirado meu caro!!!
Mas uma coisa quero te dizer. Se o resto for racionar então vamos ensinar a pensar e não aa fomulas decorar.
rsrsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

GOSTARIA DE DIZER A VCS QUE, INFELIZMENTE, NÃO FUI EU QUEM ESCREVI O SONETO... MAS É LINDO NÉ?

Olenêva disse...

Então, tem que revelar o autor.

Anônimo disse...

O que eu achei pertinente foi a simplicidade que foi tratada a relação educação-vida.
Achei interessante a possibilidade que o autor trouxe, de que o aluno precisa ser desafiado a encontrar relações entre o ele já aprendeu, ao invés de simplesmente ter de aplicar fórmulas.
Mas para que isso ocorra faz-se necessário que o professor busque fazer a diferença.

Anônimo disse...

Acredito que há controvérsias no aprender Matemática efetivamente depender apenas da metdologia do professor. Visto que alguns alunos apresentam sérias dificulades de aprendizagem que estão relacionadas a aspectos cognitivos, psicológicos, etc. e não dependem apenas do trabalho do preofessor, mas de uma equipe multidisciplinar. É complicado atribuir as dificuldades do aluno ao professor.

Anônimo disse...

Amei esse texto, é verdade que às vezes nem notamos o quanto as coisas estão sempre interligadas. Tudo passa por nós, e muitas vezes nem percebemos...



Naiane Araujo

Anônimo disse...

Cilene disse...
Adorei o soneto, pois nos faz refletir sobre a importância da matemática no nosso dia-a dia. Estamos utilizando a matemática a todo momento em diversas situações no nosso cotidiano e na maioria das vezes não percebemos isso.
O nosso papel como futuros educadores é o de mostrar através da nossa prática pedagógica, uma matemática que tenha siginificado para nossos alunos, que esteja o mais próximo possível da sua realidade.

ritacbarouca disse...

Olá Adam,

Este soneto comunica um problema real: - o "problema" não está na Matemática (com suas várias facetas aritmética, álgebra, geometria....) e sim na maneira de transmiti-la e depende muito de quem e como a transmiti.

Sim soneto é simples e bonito.
Abraço fraterno
Rita Arouca

Unknown disse...

Realmente sabemos q a matematica é muito importante para todos nos mais como o soneto diz a forma a que se e trasmitida de maneira muitas vezes severamente.O soneto é muito bem passado demonstra a matematica no dia-a-dia.Curso pedagogia e sei q muito importante passar a matematica de forma legal, e envolvente. bjos Nayara lais

Olenêva disse...

Nayara, pode ser uma grande idéia solicitar das crianças versos sobre a matemática. Poetizar é uma forma doce de ver e perceber as coisas.

Anônimo disse...

SONETO DA MATEMÁTICA
A turma de estagio supervisionado II,turma 1 está de parabéns pela publicação do SONETO DA
MATEMÁTICA, pois toda a exîstência humana depende da matematica.Porem
é necessário que o professor reveja sua metodologia, fazendo com que esse ensino aprendizagem seja com significação,onde a criança perceba a utilidade da matematica no seu dia a dia adquirindo prazer em aprende-la quanto ao ato de ler um livro infantil. ABRAÇO. TELMA CERQUEIRA DOS S. PINTO

Anônimo disse...

SONETO DA MATEMÁTICA
A turma de estagio supervisionado II,turma 1 está de parabéns pela publicação do SONETO DA
MATEMÁTICA, pois toda a exîstência humana depende da matematica.Porem
é necessário que o professor reveja sua metodologia, fazendo com que esse ensino aprendizagem seja com significação,onde a criança perceba a utilidade da matematica no seu dia a dia adquirindo prazer em aprende-la quanto ao ato de ler um livro infantil. ABRAÇO. TELMA CERQUEIRA DOS S. PINTO

Ray Lima disse...

KKKK, muito legal esse soneto..
E totalmente real, incrível a capacidade que o autor teve de ralacionar a matemática com a vida.
Adorei!

Anônimo disse...

Amei o soneto muito criativo.
Realmente o que determina o gostar
de uma coisa ou não é a maneira como ela é transmitida para nós. Por isso a forma de ensinar interfere diretamente no aprendizado e na afinidade que adquirimos pela matemática.