quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Investigações sobre números naturais e processos de ensino e aprendizagem desse tema no início da escolaridade

Esta pesquisa tem o objetivo de investigar o ensino e aprendizagem denúmeros naturais, buscando identificar semelhanças e diferenças entre osresultados e indicações de pesquisas sobre a construção do conceito de númerospelas crianças. Analisa as contribuições de Piaget, Kamii, Fayol, Lerner e Sadovskye as implicações que essas pesquisas trouxeram e trazem para o trabalho em salade aula, especialmente no ano inicial do Ensino Fundamental.Para realizar este estudo, primeiramente fizemos um levantamentobibliográfico e a análise de documentos curriculares oficiais e analisamos cadernosde alunos. Organizamos um questionário que foi respondido por 12 professores,coletando dados que nos possibilitassem realizar um estudo diagnóstico nessasturmas do ano inicial do Ensino Fundamental de três escolas públicas estaduais.Investigamos ?como? as diretrizes presentes nos documentos oficiais sãotraduzidas na prática dos professores em sala de aula.Buscamos descobrir o que um grupo de professoras, que atuam no início daescolaridade, conhecem em relação a construção da idéia de número e como étrabalhado em sala de aula.As questões da pesquisa que orientam nosso trabalho são as seguintes: quecontribuições para a construção do conceito de números pelas crianças trazemteorias e pesquisas desenvolvidas por autores como Piaget, Kamii, Fayol, Lerner eSadovsky?; nos documentos curriculares oficiais, que orientações foramapresentadas ao longo das últimas décadas, a respeito do processo de ensino eaprendizagem de números naturais pelas crianças, no início do EnsinoFundamental?; que conhecimentos sobre o assunto podem ser identificados nasfalas de um grupo de professoras pesquisado e que conjecturas podemos formularsobre sua prática, analisando algumas tarefas que elas utilizam?

Pertenece a: BDTD Ibict



http://biblioteca.universia.net/irARecurso.do?page=http%3A%2F%2Fwww.sapientia.pucsp.br%2F%2Ftde_busca%2Farquivo.php%3FcodArquivo%3D5018&id=30895886

3 comentários:

Nill disse...

Oi, Turma!!!

Bastante oportuno o comentário de vocês sobre a forma de compreensão dos alunos sobre os números naturais. Até porque o conteúdo sempre é dado, independente da disciplina, sem uma analise do conhecimento do aluno, de forma avaliativa, nesse campo ele pode muito bem memorizar o assunto e ter resultados positivos nas provas, mas na realidade não há uma compreensão verdadeira de qual é o papel daquele assunto na vida prática, daí porque muitas vezes o aluno trabalha com a escola por obrigação sem ter prazer, promovendo repetência e evasão ou um pécimo aproveitamento nas outras séries do curso por não saber mais o conteúdo.

Sucesso!!!

Olenêva disse...

Nill, conhecer como o estudante aprende é fundamental. Nesse sentido, a história da matemática nos ajuda a entender como a humanidade construiu esse ou aquele conhecimento, o que pode não só humanizar a matemática como ajudar os professores a entenderem os erros dos estudantes, no processo de aprendizagem.

Anônimo disse...

Lendo os propósitos da pesquisa “Investigações sobre números naturais e processos de ensino e aprendizagem desse tema no início da escolaridade” entendo que a aprendizagem dos números naturais deve ser significativa. Relaciono o arquivo com uma prática educativa para os alunos, em que os professores que atuam no início da escolaridade podem utilizar jogos interativos como por exemplo os disponibilizados no site Rived e o jogo “ Um dia de trabalho na fazenda, ” pode proporcionar ao aluno a aprendizagem de números naturais, com a mediação do professor é claro, compreendendo os Números e de uma maneira divertida. O artigo trás uma concepção de Piaget revelando que “através de situações onde a criança interage com o objeto, torna-se mais fácil a sua interpretação, a sua aprendizagem”.
Visite o site e esse jogo:
http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/matematica/fazenda/mat1_ativ1.swf