domingo, 2 de novembro de 2008

A importância da Metodologia

Esse vídeo retrata muito bem a realidade da maioria das escolas, a modernização aparece mas a atitude do professor e a aplicação do processo de ensino-aprendizagem continuam os mesmos...

Precisamos mudar essa realidade!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=xLRt0mvvpBk&feature=related

16 comentários:

Olenêva disse...

Amei o vídeo! Reclamamos de recursos, mas esquecemos que o que tem que ser mudada é a nossa postura de professor. Muito dinheiro, muita tecnologia, nada disso muda a escola, se continuarmos presos às raízes dos modelos tradicionais de ensino, acreditando que o exercício é a única forma de aprendizagem do conhecimento escolar, como um adestramento. Tanto isso não é uma verdade, que as crianças e jovens nos surpreendem: aprendem tantas coisas "fuçando" a internet livremente. Mas estamos em processo de mudança e muitos de nós já arregaçamos as mangas para fazer a diferença.

Anônimo disse...

Eu, do 3° ano do ensino médio, bem sinto isso: nas minhas aulas de história tanto faz quadro interativo ou uma xerox, a aula é a mesma, um saco!
:(

Felipe Carlo disse...

Essa situação é muito preocupante, pois os Licenciandos de hoje foram alunos de professores com essa mesma didática ultrapassada, e alguns estão tendo a mesma postura em sala de aula, quando isso vai mudar?!? Temos que começar por nós mesmos...

Gledson Paiva disse...

Na moral, véi................ninguém merece essa tabuada.
Tá parecendo mais uma aula de decoreba. Não adianta nada informatizar, melhorar os recursos se os ensinos continuam arcaicos.
Por isso que é necessário a capacitação de professores do ensino básico para poderem se adequarem as novas tecnologias e poderem aproveitar melhor esses recursos que são de grande valia no processo de ensino e aprendizagem.

Anônimo disse...

Realmente ... O vídeo me fez refletir no seguinte: do que adianta adotar computadores, transparências entre outros recursos se a forma de ensinar é igual? o aluno é obrigado a decorar fórmulas, tabuadas e etc. Poucos professores se preocupam em fazer uma aula contextualizada com o dia - a - dia, algo que seja tangível para o aluno.

Anônimo disse...

Além de inovações tecnológicas, também é necessário uma inovação na metodologia. Para isso, se faz necessário um olhar mais atencioso na formação do professor. Ou seja, a formação tem que preparar o professor para que a verdadeira educação seja promovida, e não ocorra apenas memorização do conteúdo.

Gledson Paiva disse...

Esse tema é de suma importância, suma vez que sabemos que muitos alunos de hoje pensam que aprender matemática é apenas decorar fórmulas. Por isso precisamos nos preparar para chegar com algo inovador em sala de aula. Primeiro porque vai ter um pouco de dificuldade para conquistar esse espaço. Segundo porque a adaptação dos alunos com essa nova metodologia vai ser um pouco dura uma vez que eles agora terão que participar do processo de construção do conhecimento matemático.

Anônimo disse...

Achei o vídeo super interessante!!!
Infelizmente é a realidade de muitos educadores, que têm a oportunidade de utilizar as tecnologias a favor de um processo de ensino aprendizagem mas significativo e dinâmico,porém continuam com as mesmas metodologias que não cabem mais num contexto social e educacional o qual vivemos.

Anônimo disse...

Todos nós estamos conscientes de que é preciso acompanhar o desenvolvimento mundial, utilizando novas tecnologias. No entanto, nada muda se a nossa práica continua a mesma. De que adianta novas tcnologias se estamos presos às velhas metodologias?
A escola nova acontece quando o professor está a todo tempo proporcionendo meios para que o aluno se desenvolva e ao mesmo tempo avaliando a sua própria pedagógica.

Olenêva disse...

Cilene e Rosenilda,
Essa nossa profissão nos exige atualização contínua. Estar aquém da dinâmica do mundo atual é estar fugindo do nosso papel docente, deixando os estudantes bem à frente de nós. Ficamnos com um discurso vazio que acaba caindo completamente no descrédito do alunado.

Felipe Carlo disse...

Somente com essas atualizações constantes e com a busca de novas metodologias poderemos galgar alguma mudança significativa... São debates como esses que abrirão os olhos daqueles que não estão dispostos às novas mudanças.

Anônimo disse...

Quando vi o video me lembrei da realidade de escola em que fiz estagios. O está acontecendo muito nas escolas é que elas estão confundindo qualidade de ensino com tecnologia, não basta colocarum bom equipamento nas escola para impressionar os pais e pensem que isso é qualidade de ensino, enquanto os computadores por exemplo ficam sem uso em salas trancadas, onde os alunos n tem acesso a tecnologias,e os professores(as) continuam com as velhas práticas de ensino que nada tem de novo e motivador tem a oferecer aos seus alunos.
Sandra Cristina( aprendendo a ensinar- curso)

Anônimo disse...

Este vídeo mostra que o papel do professor é fundamental. As tecnologias apenas são recursos que podem se transformar ou não em um aliado da educação. A reflexão sobre a ação continua sendo o pilar da evolução. Tecnologia sem reflexão sobrecai na situação que vemos no vídeo.

Ray Lima disse...

Esse vídeo mostra a realidade de muitos professores em várias escolas, não só na matemática, mas em várias matérias. A metodologia, deve estar acima da tecnologia, acredito que seja possível um professor fazer uma aula diferente, divertida, inovadora, sem que tenha acesso as TIC's, claro que elas são muito importantes, e podem fazer muita diferença na sala de aula, mas apenas se foram bem utilizadas.

Anônimo disse...

Amei o vídeo! É muito interessante pois mostra a realidade de muitas escolas, que não utilizam, as novas tecnologias a seu favor, continuando com os mesmos métodos e recursos retrógrados.
Hoje presenciamos o avanço desenfreado das tecnologias, o que exige um novo tipo de profissional que seja formado tecnologicamente e qualificado para atuar nessa nova realidade. O mais importante não é ensinar, é saber como ensinar e isso envolve uma nova metodologia.

Anônimo disse...

O sistema educacional de nosso país, por algum tempo limitou o processo educativo a memorização e a mecanicidade, restringindo-se à transferência de conteúdos. Tal método concebia os conteúdos como algo perfeito, imutável, o que proporcionava o ocultamento do novo.
A inserção de novas tecnologias neste cenário não significou mudanças de atitudes, visto que isto implica numa reformulação ou adaptação a uma nova concepção que pode ser galgada por meio de contínuas capacitações.
Logo, não basta inserir recursos tecnológicos no âmbito educacional e “esperar” que os mesmos “invoquem” mudanças por si só. Para que os recursos tecnológicos possam contribuir para o desenvolvimento da criatividade, da reflexividade; estimular a pesquisa e a construção do conhecimento por parte dos educandos; realizar um link entre a realidade intra e extra-escolar, se faz necessário as devidas capacitações.