"Crianças e jovens com notas baixas em matemática e dificuldades persistentes [...] Eles podem sofrer de discalculia [...] por causa dela, 6% da população não tenha habilidade com os números. [...] Aquelas que obtêm resultado abaixo de 25% no subteste de matemática são convidadas para uma segunda etapa de avaliação, em que passam por entrevista clínica, testes psicológicos e de inteligência. Elas também têm o sangue coletado. [...]"
Além de tirar uma nota baixa ainda tirar sangue?! Uuuuaaaaiiii!!!!
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3 comentários:
Crianças sem habilidade com números. Essa é mais uma coisa que devemos observar entre nossos alunos. Uma criança que tem esse problema ainda pode sofrer com o preconceito dos colegas, reclamações em casa e baixa autoestima.
Cara Elaine,
Sob esse ponto de vista, é uma possibilidade, mas não podemos deixar que a preocupação com a aprendizagem em matemática saia dos "olhos" das ciências sociais.
6% de discalculia é um valor insignificante diante dos números que têm representado os resultados das avaliações de aprendizagem das crianças brasileiras.
De qualquer modo, creio que a visão docente de matemática como construção cultural - etnomatemática - deve ser sempre relevada, pois há uma lacuna enorme entre a matemática que se faz e que todos conhecem e esse mesma matemática sistematicamente apresentada nas escolas, que a academia faz e conhece.
Uma outra reflexão, num trocadilho: não seriam 2 castigos, tirar nota baixa e ainda tirar sangue?
Muito bom o trabalho Novo Olhar sobre a Matemática. Parabéns!
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