terça-feira, 22 de junho de 2010

Professores terão exame para ingressar na carreira

Vocês sabiam dessa? Já tá velha...tem um mês! Mais é uma informação importante!

Professores terão exame para ingressar na carreira

por Secom em 24/05/2010 19:15hs

"A prova avaliará os profissionais que tenham concluído ou estejam concluindo cursos de formação inicial para a docência e que desejam ingressar na carreira do magistério

Portaria publicada nessa segunda-feira (24), no Diário Oficial da União, instituiu o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. A prova, que será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), avaliará os profissionais que tenham concluído ou estejam concluindo cursos de formação inicial para a docência e que desejam ingressar na carreira do magistério. A primeira edição, que é anual, será realizada em 2011. A iniciativa será um serviço que o Inpe prestará às redes municipais e estaduais de educação para a contratação de docentes para a educação básica. Desde a última quarta-feira (19), está aberta na página do Inep na internet a consulta pública que vai subsidiar a construção do exame, que ficará no ar por 45 dias."

Leia a notícia

Veja vidéo sobre o assunto no you tube.

4 comentários:

Olenêva disse...

Mais uma medida em relação ao magistério. No entanto, é muito difícil avaliar previamente o nível de contribuição dessas medidas para a Educação, até porque é no processo que se faz o professor e a Educação.
Portanto, concordo que medidas devem haver nesse sentido, não só no ingresso, mas também em todo o processo.

Júlio César C.P. disse...

Talvez esse seja o início do processo para uma futura avaliação continuada também. Mas penso que seria bom que isso fosse com todos os profissionais da educação, não apenas os professores mas também diretores, coordenadores pedagógicos, todos os profissionais direta ou indiretamente envolvidos.

Olenêva disse...

Caro Júlio!
Bom te ver por aqui.

Acho que o caminho está sendo esse mesmo: todos começaremos a ser cobrados, avaliados, e isso pode representar mudanças de postura, de comprometimento com a educação.

Anônimo disse...

Tá ai uma oportunidade do professor fazer uma avaliação real de tudo que aprendeu durante sua vida escolar. Já devia ter sido implementada há muito mais tempo esta medida. Vamos ver no que vais dar!