terça-feira, 15 de junho de 2010

Cisão entre saberes: Assunto sério

Você já ouviu falar na Academia Brasileira de Letras? Claro!
E da Academia Brasileira de Ciências?

Recentemente tive acesso a um texto de um documentarista (JOÃO MOREIRA SALLES) num simpósio desta segunda Academia. O texto é interessante, acredito, principalmente por colocar em destaque a divisão entre o saber científico e o saber das ciências humanas e arte. Não uma divisão no que tange o objeto de estudo, mas uma cisão que vai além desta fronteira que transforma pessoas em estranhos...

RESUMO Neste ensaio, derivado de uma participação do documentarista João Moreira Salles em simpósio da Academia Brasileira de Ciências, discute-se a hipervalorização das artes e humanidades em detrimento das ciências “duras” e da engenharia, e as consequên- cias do processo para o desenvolvimento tecnológico, científico e cultural do país.

Leia na integra: http://brasiledesenvolvimento.wordpress.com/2010/06/08/um-documentarista-se-dirige-a-cientistas/

2 comentários:

Fellipe Antonio disse...

Acho legal até explicitar algo que toca mais na nossa ferida: E a cisão entre os matemáticos e os educadores...Isso cabe?

Olenêva disse...

Olá, Fellipe!

Tinha lido esse texto e já ia socializar. Dá para refletir um monte de coisas.

Na minha opinião, o texto é muito pontual, pois não traz uma abordagem histórica e política dos fatores e interesses que cindiram o conhecimento humano. Sequer apresenta possibilidades à sua reintegração.

Como professora da educação básica, percebo interesse dos jovens em todas as áreas, independentemente do que as caracteriza. No entanto, não posso negar que a dificuldade de aprendizagem da matemática (e das ciências que lhe estão mais próximas, na educação básica) tem sido apontada como um dos fatores à fuga das engenharias, por exemplo. E isso é grave!

Mas, no meu ponto de vista, há espaço para medíocres em todas as áreas. O texto não fala da nossa televisão e o tanto que ela pode estar influenciando para essa mediocridade. A mediocridade não está associada a uma ou outra área de conhecimento, mas a que se está inserido.

Se traduzirmos medíocres como inexpressivos, por exemplo, poderia até afirmar que há medíocres em todas as áreas, já que por falta de "brilho", esses não conseguem influenciar pessoas, dialogar com o senso comum, e o que é pior, com outros saberes e conhecimentos.

No entanto, Fellipão, acho que não cabe, em nossa sociedade planetária, , mais cisões do que as que já experimentamos. Se separarmos educação de quaisquer áreas, penso, aí é que não conseguiremos jamais o diálogo, entre as diversas áreas de conhecimento.

Vamos aguardar mais opiniões.