segunda-feira, 23 de março de 2009

PLANO DE AULA

1. Objetivos:
1.1. Geral: Proporcionar um contato diferente com a matemática através dos modelos do LEMA - UFBA;
1.2. Específicos:

  • Contextualizar alguns conceitos matemáticos;
  • Perceber alguns conhecimentos matemáticos para utilização posterior
  • Ter acesso à UFBA.
2. Conteúdos (e/ou modelos):

  • Teorema de Pitágoras;
  • Torre de Hanói;
  • Cubo;
  • Contagem (sala de visitas / metrô / círculo / xadrez / campeonato / função);
  • Frações (pizza, retângulos, dominós);
  • MMC e MDC;
  • Bingo;
3. Metodologia:

  • Recepção dos alunos;
  • Jogo "Eu tenho, quem tem?";
  • Exposição dos modelos selecionados;
  • Passeio pelo LEMA-UFBA de acordo com os interesses individuais;
  • Avaliação: " Que bom! Que pena. Que tal?"

4. Resultados esperados:

  • Ampliar a visão dos alunos em relação à matemática;
  • Despertar o interesse dos visitantes pelos conteúdos abordados;
  • Incentivar os alunos à busca de novos conhecimentos.

9 comentários:

Olenêva disse...

Pois é, a recepção de estudantes da rede estadual pertencentes a um projeto de educação informal e complementar pode ser uma oportuniddae de trabalharmos com um público extremamente heterogêneo, o que será para nós um grande desafio.
Na próxima aula, finalizaremos o plano para execução.

Olenêva disse...

Algumas sugestões para o andamento das nossas aulas:

Aqui, no nosso blog:
1. Pesquisar as postagens referentes a planos de aula e planos de ação.
2. Ler atentamente a postagem:
Modelo de plano de ação para Estágio III.
Pesquise no blog!
http://edca82.blogspot.com/2008/12/modelo-de-plano-de-ao-para-estgio-iii.html

Em cima deste modelo, juntem ideias para o nosso plano de ação.

Lembrem-se que:

Duração aproximadada: 3 horas (podemos compensar depois a aula)

Esta ação, pertinente à preoposta pedagógica 2008, já envolvia indiretamente vocês, uma vez que fiz de um ponto fraco (as dificuldades para uma parceria CENINT-LEMA-UFBA) uma oportunidade, tal como se deve pensar estrategicamente um projeto, buscando com vcs realizar um trabalho significativo em planejamento, ação, avaliação e em aprendizagens, tudo isso de ambas as partes, atendendo ambos interesses, CENINT e UFBA.

Sucesso!

Olenêva

Anônimo disse...

Pró, achei esse projeto excelente !
Será que não poderíamos fazer uma oficina (mas com outros conteúdos) para esses alunos? (Caso desse tempo).

Olenêva disse...

Acho que este é o melhor exercício de estágio que podemos fazer, ao tempo em que estamos fazando também um benefício socioeducacional.
Que tal organizarmos o Matemática: Aprendendo a Ensinar dando um direcionamento ao estudante? Acho que N, Z e Q já estão de bom tamanho, no momento.
Em comemoração ao Dia (06), semana, mês (maio) da Matemática?
Pode ser lá nos CENINT e podemos abrir inscrições a estudantes da 1ª série do Ensino Médio.

Anônimo disse...

acho a idéia bem interessante. Tem todo o meu apoio

Olenêva disse...

Vocês sabiam que a turma que será beneficiada com este trabalho também abriu um blog coletivo?
Visitem, comentem:
EdMa2009.blogspot.com

Olenêva disse...

Que tal?!
Inserir um pequeno parágrafo com a contexto da atividade, estudantes, etc?
Só falta isso para um leitor saber o que vai ser feito, para quem vai ser feito e entender os motivos que os autores do plano tiveram para propor a atividade.

Felipe Carlo disse...

Gostei muti da iniciativa...
Apesar de não fazer parte da turma nesse semestre, por motivos além da minha interferência, estou torce por mais esse projeto!!!

Olenêva disse...

Felipe, você é muito querido e muito bem vindo. Quem disse que de coração você não faz parte da turma?