1.1. Geral: Proporcionar um contato diferente com a matemática através dos modelos do LEMA - UFBA;
1.2. Específicos:
- Contextualizar alguns conceitos matemáticos;
- Perceber alguns conhecimentos matemáticos para utilização posterior
- Ter acesso à UFBA.
- Teorema de Pitágoras;
- Torre de Hanói;
- Cubo;
- Contagem (sala de visitas / metrô / círculo / xadrez / campeonato / função);
- Frações (pizza, retângulos, dominós);
- MMC e MDC;
- Bingo;
- Recepção dos alunos;
- Jogo "Eu tenho, quem tem?";
- Exposição dos modelos selecionados;
- Passeio pelo LEMA-UFBA de acordo com os interesses individuais;
- Avaliação: " Que bom! Que pena. Que tal?"
4. Resultados esperados:
- Ampliar a visão dos alunos em relação à matemática;
- Despertar o interesse dos visitantes pelos conteúdos abordados;
- Incentivar os alunos à busca de novos conhecimentos.
9 comentários:
Pois é, a recepção de estudantes da rede estadual pertencentes a um projeto de educação informal e complementar pode ser uma oportuniddae de trabalharmos com um público extremamente heterogêneo, o que será para nós um grande desafio.
Na próxima aula, finalizaremos o plano para execução.
Algumas sugestões para o andamento das nossas aulas:
Aqui, no nosso blog:
1. Pesquisar as postagens referentes a planos de aula e planos de ação.
2. Ler atentamente a postagem:
Modelo de plano de ação para Estágio III.
Pesquise no blog!
http://edca82.blogspot.com/2008/12/modelo-de-plano-de-ao-para-estgio-iii.html
Em cima deste modelo, juntem ideias para o nosso plano de ação.
Lembrem-se que:
Duração aproximadada: 3 horas (podemos compensar depois a aula)
Esta ação, pertinente à preoposta pedagógica 2008, já envolvia indiretamente vocês, uma vez que fiz de um ponto fraco (as dificuldades para uma parceria CENINT-LEMA-UFBA) uma oportunidade, tal como se deve pensar estrategicamente um projeto, buscando com vcs realizar um trabalho significativo em planejamento, ação, avaliação e em aprendizagens, tudo isso de ambas as partes, atendendo ambos interesses, CENINT e UFBA.
Sucesso!
Olenêva
Pró, achei esse projeto excelente !
Será que não poderíamos fazer uma oficina (mas com outros conteúdos) para esses alunos? (Caso desse tempo).
Acho que este é o melhor exercício de estágio que podemos fazer, ao tempo em que estamos fazando também um benefício socioeducacional.
Que tal organizarmos o Matemática: Aprendendo a Ensinar dando um direcionamento ao estudante? Acho que N, Z e Q já estão de bom tamanho, no momento.
Em comemoração ao Dia (06), semana, mês (maio) da Matemática?
Pode ser lá nos CENINT e podemos abrir inscrições a estudantes da 1ª série do Ensino Médio.
acho a idéia bem interessante. Tem todo o meu apoio
Vocês sabiam que a turma que será beneficiada com este trabalho também abriu um blog coletivo?
Visitem, comentem:
EdMa2009.blogspot.com
Que tal?!
Inserir um pequeno parágrafo com a contexto da atividade, estudantes, etc?
Só falta isso para um leitor saber o que vai ser feito, para quem vai ser feito e entender os motivos que os autores do plano tiveram para propor a atividade.
Gostei muti da iniciativa...
Apesar de não fazer parte da turma nesse semestre, por motivos além da minha interferência, estou torce por mais esse projeto!!!
Felipe, você é muito querido e muito bem vindo. Quem disse que de coração você não faz parte da turma?
Postar um comentário