terça-feira, 14 de julho de 2009

Reforma no currículo ensino médio

Ontem enquanto estava no estágio encontrei esta matéria no mural que fala sobre uma reformulação com proposta ousada e impactos preocupantes, acho que vale a pena ler:

"Aprovada na quarta-feira passada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), a reformulação do currículo do ensino médio promete mudar a concepção de educação no País. A partir de 2010, o Ministério da Educação (MEC) financiará projetos de cem escolas públicas que privilegiem um currículo interdisciplinar e flexível – seguindo a tendência do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) –, mas a ideia é que a proposta se universalize por toda a rede pública particular.

A adesão, que não será obrigatória, pelo menos a princípio, causou apreensão entre educadores baianos. Maior número de aulas e interdisciplinaridade no aprendizado, segundo alguns deles, demandam investimento que ainda não foi claramente apresentado pelo MEC. Além de carga horária aumentada – das atuais 800 horas anuais para mil –, o Ministério da Educação propõe a extinção de disciplinas tradicionais, como português, geografia e matemática"


Leia na integra em: http://www.atarde.com.br/vestibular/noticia.jsf?id=1180170

2 comentários:

Olenêva disse...

Fellipe,
Será que o MEC já não está investindo há muito tempo nas questões interdisciplinares, com os PCN, DCN, etc?! Prescrições em leis e documentos oficiais, mudanças curriculares, bem como formações continuadas nesses sentindo não seriam também investimentos?!
Será que o que esperamos é uma cobrança de atitudes, que agora estará mais evidente? Só trabalhamos a partir de cobranças? Onde estão o compromisso e a responsabilidade?

Daniel Thomás disse...

Eu vou inclusive acrescentar mais perguntas às da Olenêva. Será que não estamos mais próximos de um currículo etnomatemático, que valorize a materacia, literacia e tecnoracia mais do que as disciplinas compartimentalizadas???
abraços