sábado, 6 de junho de 2009

Curso de Libras d UFBA

Olá pessoal,

Passei pelo PAF-III na prmera semana de junh e descobri que estão abertas as inscrições para o curso de Libras da UFBA, nível básico e intermediário. Conforme combinado aqui estão as informações:

-PERÍODO DE INSCRIÇÃO: DE 15/06 A 30/06/09
-DURAÇÃO DO CURSO: 06/07 A 26/08
-INVESTIMENTO:
(1)Curso Básico: R$225,00 (em 3 parcelas de R$75,00)
(2)Curso Intermediário: R$240,00 (em 3 parcelas de R$80,00)

-TURMAS DO NÍVEL BÁSICO:
1-SEGUNDA E QUARTA DE 14h00 ÀS 17h00
2-TERÇA E QUINTA DE 18h30 ÀS 21h00

-TURMAS DO NÍVEL INTERMEDIÁRIO:
1-SEGUNDA E QUARTA DE 18h30 ÀS 21h00
2-TERÇA E QUINTA DE 14h00 ÀS 17h00

MAIORES INFORMAÇÕES: (071)3183-8489


Só pra lembrar: pessoas com dificuldades especiais também tem direito a educação e nosso papel como professor, às vezes inclui se virar nos trinta pra lidar com situações como a surdez. Temos pelo menos um caso conhecido de alguém que teve contato com esta realidade entre nós (seria legal postar um depoimento disso nos comentários JC), nossa formação precisa ser melhorada e isso é mais um problema nosso!

11 comentários:

Olenêva disse...

Muito bem lembrado, Fellipe. Brevemente todos deveremos ter formação também em libras.
Conheçam o decreto MEC em:
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dec5626.pdf

Felipe Carlo disse...

Muito bom...
Vou esperar maiores informações sobre o curso. Oportunidade única de enrriquecimento profissional.

Marcus Silva disse...

Com certeza. A integração social é fundamental à educação, e estarmos preparados para isso é, no mínimo, nossa obrigação.

Adam Simões disse...

A integração é algo de suma importância para nós professores, pois sabemos que teremos alunos com limitações e portanto é nosso papel, propiciar a ele, a mesma condição de aprendizagem que os outros

Olenêva disse...

Quem não tem limitações?

Marcus Silva disse...

A perseverança e a vontade de se fazer o melhor possível

Olenêva disse...

Tenho uma amiga cega, aos poucos, vendo sua destreza nas diversas coisas que a julgava incompetente para realizar, percebi que todos temos deficiências, como a minha de pré-julgá-la acerca de suas próprias condições.
Assim, creio que quando nos entendemos aprendizes, quando somos educadores (Paulo Freire), aprendemos também que somos inconclusos (também Paulo Freire)e limitados, e que nosso papel de professor é buscar meios para nos tornarmos o melhor possível como seres humanos que lidam profissionalmente com outros seres humanod. Neste caso, poderemos compreender melhor os seres-humanos, seu biológico, seu cognitivo, seu emocional, o Ser em si, que deve bem viver e conviver em sociedade.

Fellipe Antônio disse...

Comentário nada a ver com post

Esta página tá prometendo:
http://www.math-challenge.net/pt/

Parece que alguém pretende deixar desafios de matemática lá, parece que é uma idéia recente. Quem buscar com jeitinho ainda acha uma reflexão sobre esperança.

Comentário a ver com o post:
JC cadê o relato? Olê gostei do relato.

Concordo com os comentários: Incluir é preciso, o problema é como; nossas limitações também são um problema pra gente.

Tâmara Paiva disse...

Quando eu dava monitoria no CEFET-BA me deparei com essa realidade. Existiam dois alunos que tiravam dúvidas que eram surdos e mudos. Eu percebi q eles têm total capacidade de aprender, como todos nós. O problema são os professores despreparados que por não saberem libras não têm condição de se comunicar dignamente com esses alunos prejudicando assim seu aprendizado. Fato engraçado: eles riam de mim qnd tentavam me ensinar um pouco da língua de sinais e eu tinha a maior dificuldade de aprender. Neste caso quem tinha limitações era eu!

Adam Simões disse...

Pró, se possível, a senhora poseria postar algum material sobre, como ensinar Matemática a alunos com necessidades especiais ?
Grato desde já

Olenêva disse...

Adam,
Que tal todos nós buscarmos algo sobre o assunto?