segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Controvérsias sobre Educação Matemática no Brasil

R E S U MO
Este texto tem por objetivo analisar historicamente debate entre dois professores brasileiros de matemática no início dos anos de 1930. Nessa época, foi criada a primeira lei nacional de ensino - Reforma Francisco Campos - com um currículo nacional que caracterizava, pela primeira vez no país, a disciplina denominada "Matemática", resultado da integração dos ramos independentes aritmética, álgebra e geometria. Os protagonistas da discussão foram os professores Júlio César de Mello e Souza (1895-1974) e Jacomo Stávale (1881-1956). Com a análise da controvérsia, busca-se compreender como o cotidiano escolar brasileiro apropriou-se da primeira proposta de internacionalização do ensino de Matemática, surgida há mais de vinte anos antes da polêmica.

MATEMÁTICA - REFORMA DO ENSINO - ENSINO DE MATEMÁTICA - CURRÍCULO

Leia na íntegra em:
http://www.scielo.br/pdf/cp/n120/a09n120.pdf

4 comentários:

Felipe Carlo disse...

Eu acredito na idéia de uma matemática inicialmente intuitivas, mas que precisa ser colocada em prática com exemplos cotidianos. Temos que levar em conta a falta de capacidade de abstração do aluno, dificultando assim entendimentos sem aplicações práticas.

Anônimo disse...

Concordo em parte como colega pois a abstração faz parte da matematica e por isso se consegue desenvolver novos conhecimetos. Até pq o fato de o aluno desenvolver seu raciocínio lógico matemático requer um pouco de abstração.
O que não é aceitável é a matemática propriamente pura, sem nehum objetivo. Isso é que dificulta o entendimento e compromete a aprendizagem.

Anônimo disse...

O texto já começa com um fato que eu desconhecia. Que eram ensinadas três disciplinas independentes. Engraçado queano ele levanto os sete pontos ( Melo e Souza ). Creio que, querendo ou não alguns pontos da Matemática são muito dificeis para serem colocados em prática. Deixo um pensamento de Lobatchevsky
Não há ramo da Matemática, por mais abstrato que seja, que não venha um dia a ser aplicado no dia-a-dia

Olenêva disse...

Vocês estão atentos que Mello Souza é o nome verdadeiro do Malba Tahan? Quantas estratégias para assumir esse difícil papel de Educador Matemático!