domingo, 12 de outubro de 2008

Café Científico Salvador

O que (não) é a matemática?
Este é o assunto de amanhã, no Café Científico de Salvador, na LDM - Livraria Multicampi, na Rua Direita da Piedade, 20, Piedade.
Mas o Café Científico ocorre na segunda semana de cada mês, sempre às segundas-feiras, às 18:30 horas.
Quer saber mais?
http://cafecientificossa.blogspot.com/
http://www.cafescientifique.org/

6 comentários:

Anônimo disse...

Este evento foi divulgado na lista do DAMAT, parece que vai ser algo instrutivo.

Anônimo disse...

Realmente foi algo instrutivo (embora eu não tenha conseguido assistir todo o café), Thierry apresentou uma discussão sobre o que seria matemática, apresentou alguns problemas em aberto, além de diversos dados históricos.

A parte que presenciei mesmo foi a discussão entre palestrantes e ouvintes e qual não foi minha surpresa quando a conversa direcionou-se aos problemas com o ensino de matemática, sim houve alguns comentários que tangearam nossa área de trabalho:

1-Por que a história da matemática é tão pouco trabalhada no ensino básico (médio e fundamental)?

2-Como contextualizar a matemática com outras disciplinas (atividades interdisciplinares) ?

3-Por que estudamos a matemática de "mil novecentos e antigamente"? Não tem como ensinar a matemática mais recente?

4-Qual a importância do ensino da matemática?

Além de outras muitas coisas. Teve muitos momentos engraçados, dentre eles o seguinte: alguém perguntou a cerca do corte de Banach-Tarski que é um problema bem estranho (quem não conhece visite:
http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/banachtarski.htm ) e um cara conclui que Jesus conhecia este corte (por coicidência este link faz a mesma analogia O.O ). Enfim foi uma experiência enriquecedora.

Olenêva disse...

Muito bom, Fellipe, você ter vivido esta experiência.

Anônimo disse...

Muito bom esse tipo de evento. Aliás creio que todos nós, que ensinamos Matemática, já passamos pela experiência de alunos perguntarem: O que é Matemática , pra que ela serve e até o próprio título é instigante. Claro que esses encontros, como Fellipe colocou sempre surge essas questões. Se possível pró, vamos organizar discussões acerca dessas questões que Fellipe citou.

Anônimo disse...

Essas perguntas são frequentes entre os professores e alunos. temos que trabalhar em cima disso para que não precisemos mais ouvir questionamentos do tipo: "quem foi o maluco que inventou a mátematica?" e "pra que eu quero isso em minha vida?".

Anônimo disse...

Realmente foi bastante instrutivo. Algo que chamou minha atenção foi a presença de não estudantes de matemática ou de áreas afins e o novo direcionamento que foi dado à dicursão, pois de início falava-se da Matemática pela Matemática. Já que,segundo definição dada ( o que não foi novidade), na matemática diferentemente das outras ciências não há o binômio verdade ( uma afirmação sobre o mundo) e correção( idéias, pensamento) pois a matemática trata do mundo das idéias..."A matemática não tem preocupação com o mundo." MAs parte dessa matemática é ensinada e não deve ser guiada só pela correção.E daí falou-se em ensino de matemática e de algumas implicações, marcas desse ensino que são deixadas na vida de algumas pessoas.