Este foi o título da palestra de Leandro Diniz (foto) no terceiro dia do XI Encontro de Matemática da UFBA. Em uma palestra com pouco mais de uma hora de duração, ele enfocou mais na Diretriz Curricilar Nacional (já visto no nosso curso de Estágio Supervisionado II com a professora Olenêva), onde mostrou muitas habilidades que um profissional formado no curso de Licenciatura em Matemática deve possuir. Fez referências às suas experiências em sala de aula e salientou a importância de utilizar a experiência de vida do aluno para facilitar o processo de aprendizagem, exemplificando com o vídeo abaixo:
Exibiu também os primeiros minutos do vídeo "O barato de Pitágoras" (para mostrar a importância do conhecimento do educador matemático e a necessidade de se explicar o porquê) fornecido no seguinte link:
Ainda no tema dos porquês matemáticos, Leandro mostrou uma forma simples e divertida de como explicar ao aluno o porquê do "vai 1" (ele prefere a expressão "troca") na adição e o porquê do "toma emprestado" (ele prefere a expressão "transforma") na subtração. Ensinou (ou relembrou) a Regra do Dedinhos, para substituir a tabuada de papel para as multiplicações de 6 a 10, mostrando como a Matemática pode ser fácil e interessante para as crianças.
Foi uma palestra muito boa e com certeza será aplicada na vida profissional de quem assistiu.
Fica a dica: http://www.dominiopublico.gov.br/, uma biblioteca digital fornecida pelo Governo Federal para o desenvolvimento da eduação. No site há vídeos, livros, músicas, imagens etc. que podem servir para a nossa atuação em sala de aula.
Fica a dica 2: http://www.grupoemfoco.com.br/. Trata-se de um grupo de professores que se reunem quinzenalmente para discutir o processo de ensino-aprendizagem da Matemática.
2 comentários:
O vídeo é muito bom. E ainda tem gente que diz: pra que Matemática???
quando na verdade, a Matemática é algo indispensável à nossa vida
Acredito que o assunto da palestra do professor Leandro Diniz é muito relevante a quem pretende a profissão de professor de Matemática. Fico feliz de, em nossa disciplina, termos abordados temas comuns.
Precisamos fazer uma seleção de vídeos que possam contribuir para a nossa formação docente e para o futuro uso em nossa prática pedagógica. O que acham?
Postar um comentário