Sobre Alfabetização funcional, "(...) trata-se de uma característica dos componentes de uma sociedade, medida em níveis. Pessoas com baixo grau de alfabetização funcional são denominadas analfabetos funcionais."
"A definição atualmente aceita de alfabetização funcional vem de um levantamento norte americano denominado YALS - Young Adult Literacy Survey, de 1985 (Kirsch and Jungeblut, (1986). Segundo o YALS, a alfabetização funcional é “... a habilidade (de um indivíduo adulto) de usar informação escrita e impressa para funcionar em sociedade, para atingir seus objetivos e para desenvolver seu conhecimento e potencial.”"
Então, dar aulas de Matemática também éalfabetizar?
MOREIRA, Daniel Augusto. Produtividade, Desenvolvimento e Alfabetização Funcional: Algumas Constatações. Disponível em <http://www.ipm.org.br/ipmb_pagina.php?mpg=4.07.01.01.00&num=19&ver=por> Acesso em 17 set.2008.
9 comentários:
Claro que dar aulas de matemática é alfabetizar. Pois a partir do momento que a discipina é utilizada todos os dias no sociedade, nós como professores estaremos contribuindo para uma melhor adaptação e crescimento do aluno no mundo moderno.
Concordo com minha prima!
Ao ensinar matemática estamos possibilitando ao indivíduo ser capaz de relacionar as situações do cotidiano pra a resolução de problemas assim como tornar-lo capaz de pensar, criar e até inovar.
Existe uma frase bastante usada:
- "O indivíduo analfabeto se sente cego perante a sociedade"
Analisando no contexto matemático, os indivíduos que não tem o mínimo domínio das operações fundamentais e não compreende a estrutura dos números também podem ser considerados, em parte, cego perante a sociedade. Por esse motivo a responsabilidade dos professores de matemática é também de contruir cidadãos, e assim contribuir para uma nova sociedade moderna.
Acredito que o ensino da matemática, desde que tenha pelo menos um mínimo de contexualização, trará para os alunos não somente o conhecimento acerca de uma ciência, que para muitos se tornou o mito do terror e do desespero ao final do ano letivo, mas sobretudo importantes ferramentas como raciocínio lógico e capacidade de interpretar situações-problema que estão sempre presentes no dia-a-dia. Nesse sentido, pode-se dizer então que ensinar matemática é contribuir para alfabetizar [funcionalmente] uma pessoa.
Roberto
Teste
Ensinar matemática, perpassa por obter informações escritas (algumas vezes codificadas por símbolos/notações) que podem ser úteis.
Além disso, me parece impossível pensar num aprendizado de matemática que em nenhum momento requisite algo de leitura e interpretação. A matemática em si é um contínuo ato de pensar o que se quer, como se quer e de que maneira chegar onde se quer.
Em suma, como diria o professor Antônio: "O objetivo do ensino de matemática é educar por meio da matemática e não educar para a matemática"; assim a disciplina é para um educador uma maneira de fornecer ao indíviduo o que lhe é necessário para viver em sociedade, em particular, a alfabetização.
COM CERTEZA, NÃO SÓ ALFABETIZAR COMO LETRAR. A MATEMÁTICA É NECESSÁRIA A TODO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA. NA ALFABETIZAÇÃO, O ALUNO DEVE SE APROPRIAR DE OUTRAS FORMAS DE LEITURA DO MUNDO E A MATEMÁTICA É UMA DELAS.ENSINAR MATEMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO É O MESMO QUE NUMERIZAR!!!
VISITEM O LINK:http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2004/cm/tetxt2.htm
Monique, atente que cada letra tem um som e cada sílaba também. A representação e a relação letra-som é matemática.
Ensinar matemática também é alfabetizar pois a matemática faz parte do cotidiano de todas as pessoas , e saber lidar com a matemática é importante na sociedade em que vivemos. Saber pelo menos o básico da matemática torna-se uma questão de sobrevivência, do contrário alguém se aproveitará do não saber lidar com a matemática para enganar este individuo que não sabe lidar com ela. Ass: Iris P. Nascimento (Oficina aprendendo a ensinar)
Postar um comentário