quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Vídeo boom
http://br.youtube.com/watch?v=npXSZrnXUo0 Apesar de ser em desenho, considerei o vídeo instigador para uma questão: "Por que será que ouvimos tantas pessoas; adultos e crianças dizerem: EU ODEIO MATEMÁTICA " ??
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6 comentários:
Vídeos sempre são bons objetos de aprendizagem desde que estejam dentro do contexto e desde que os professores saibam trabalhar com eles dentro da sala de aula. E sobre o ódio coletivo pela matemática existem vários fatores que levam a isso como por exemplo a não contextualização dos assuntos.
A matemática descontextualizada apresentada no vídeo contrapondo-se ao Donald no país da Matemagica foi algo interessante.
Refletir sobre isso é importante, mas convenhamos muito do medo de matemática é produto de uma cultura elitista segundo a qual esta é uma ciência para gênios e (hoje mais comumente propagada) inútil. Isto não é algo pra se derrubar em alguns dias, mas acredito que o importante é dar o primeiro passo.
São dois vídeos em situações contrastantes (não sei se existe essa palavra) pois vemos um ódio extremo da turma do CHARLIE BROWN pela matemática contrapondo a surpresa de Donald ao aprender de forma tão contextualizada. Tento fazer isso no local onde ensino mas os alunos não estão bem receptivos a essa nova metodologia. Por que será?
Porquê será...?
Os vídeos aqui apresentados foram ótimos para comparar idéias tradicionais com as idéias inovadoras.
No primeiro, a matemática apresentada à turma de Charlie Brown, gera um desconforto na turma inteira. Sua apresentação confunde mais do que ensina.
No segundo, Donald é apresentado à magia da matemática. Insere-se no contexto histórico da época. Descobre uma maneira mais fácil para entender, o que ele mesmo diz em sua fala que era para intelectuais. Passando a intagrar-se aos ensinos que tornaram-se contextualizados. É muito difícil, mas o que talvez precisa ser feito seja tão somente, desconstruir o modelo pronto para reconstruir um nova abordagem de metodologia.
Maria
Puxa, Maria José, você acertou em cheio quando disse que o verbo do professor é reconstruir, e até construir outros. Repetir automaticamente o que e o como aprendemos é muito cômodo, mas pode não ser mais interessante às novas gerações.
A animação que aborda a temática “eu odeio a matemática” retrata uma das problemáticas que envolvem as aulas desta disciplina. Isto se deve ao modo como esta é abordada: de forma mecânica; com uma linguagem por vezes incompreensível e descontextualizada da realidade do educando.Tal abordagem se deve a concepção de alguns professores que insistem que este conhecimento, só pode ser alcançado por poucos, os inteligentes.Esta postura se repercute no desestimulo a capacidade de apreensão, reflexão, análise, construção e reconstrução dos educandos quanto aos seus conteúdos , o acaba por gerar medo, ódio e até aversão por esta disciplina.
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