política, econômica e social, com o surgimento das Tecnologias de Informação e
Comunicação, o que acaba nos levando a uma sociedade onde o conhecimento é muito
valorizado. No entanto, na Educação as mudanças são mais lentas, uma vez que acabam por
repercutir em alterações na escola, no papel do professor e do aluno. Neste sentido, estamos
buscando maneiras para a prática docente, com as quais esperamos que surjam possibilidades
que possam auxiliar o desenvolvimento do aluno buscando construir novos conhecimentos
não mais através da transmissão, mas do fazer, pesquisar e construir."
Saiba mais:
GOUVÊA, Simone Aparecida Silva. O uso da internet e a educação matemática. Diponível em <http://ccet.ucs.br/eventos/outros/egem/cientificos/cc67.pdf> Acesso em 17 set.2008.
14 comentários:
Sem sombra de dúvidas, a Internet se constituiu uma importante ferramenta para o ensino de Matemática e de outras disciplinas. De acordo com o próprio texto, criou se uma rede de informações; troca de conhecimentos. A propósito, podemos até citar o blog.
O blog está dentro deste contexto. Se bem o explorarmos, teremos um rico material para aprendizagem, hoje, e para pesquisas, no futuro.
A internet é um vastissímo e ótimo material de pesquisa. Pessoas de todas as idades gostam e utilizam a internet para diversos fins. Por que não combina-la com as disciplinas ministradas nas escolas? Ela será um excelente instrumento para fugir da rotina e fazer com que os alunos se interessem mais pela matematica. Por outro lado, temos que usa-la com cautela, pois nem tudo que encontramos lá é didático ou até mesmo confiável.
Tâmara, com certeza, como acadêmicos, devemos ter cautela no uso da internet, estando atentos a todos os fatores que dão credibilidade ao que está sendo veiculado: autor, instituição, etc.
Ao utilizar a internet como ferramenta para o auxílio no ensino da matemática, faz-se necessário uma quebra nos paradigmas sobre o ensino da matemática pois existe uma resistência quanto a utilização desses artifícios para nos ajudar a tornar mais interessante as aulas.
Como toda tecnologia a internet tem as suas barreiras a serem derrubadas. Tratando-se de Brasil, o nosso grande problema é ainda, sem dúvidas, o acesso ou a falta de acesso dessa tecnologia à maioria das escolas e dos alunos. A internet é sem dúvida uma grande ferramenta que bem utilizada pode ser muito bem aproveitada na sala de aula, exemplo claro disso é o blog, mas ainda assim temos que tomar muito cuidado pois as falsas informações contidas na internet podem ao invés de nos ajudar na construção do conhecimento nos atrapalhar ainda mais. Essa busca por tecnologias não pode ser encarada somente como fuga da rotina ou inovação em sala de aula, ela tem que ser estudada e analisada para que possa ser encaixada no contexto trabalhado, para que assim seja bem sucedida no processo de ensino-aprendizagem.
Sobre a internet na educação matemática
Estamos num mundo em constantes mudanças. E a cada dia que se passa, as mudanças ficam maiores e mais complexas. Nesse sentido, é importante que o educador - professor (de matemática, no nosso caso) procure acompanhar estas mudanças de uma maneira efetiva, na medida do possível.
Está claro que não vamos nos iludir com esta nova tendência frente âs enormes dificuldades sociais e econômicas existentes em nosso país.
Porém, boas iniciativas são sempre bem vindas. A exemplo disto, não posso deixar de citar o blog como recurso didático em nossa disciplina.
Em minha opinião, trata-se de uma ferramenta interessante e de agradável manuseio, e nos traz um quê de alargamento dos horizontes, globalização, abrindo um universo maior de possibilidades de pesquisa, um estímulo à busca de novos conhecimentos e também ao desenvolvimento do hábito de escrever.
Muito bom! Vocês conseguiram perceber pontos frágeis e a externar preocupações que podem e devem ser bem analisados quando o assunto é uso da internet e Educação Matemática.
EDUCAR É SINÔNIMO DE SOCIALIZAR E NADA MELHOR QUE A INTERNET PARA OBTERMOS A INTERAÇÃO E A APREDIZAGEM DE NOSSOS ALUNOS. FAZ-SE NECESSÁRIA A LUDICIDADE E PRAZER NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NO AMBIENTE ESCOLAR. PARA TAL,É VÁLIDO UTILIZAR-SE DAS TECNOLOGIAS, NÃO SÓ A INTERNET, COMO A TV TAMBÉM, JÁ QUE QUASE TODOS OS ALUNOS TÊM A MESMA EM SUAS RESIDÊNCIAS. NESTE CASO, PODEMOS TRABALHAR COM O AUXÍLIO DO DVD ESCOLA E DA TV ESCOLA. A INTERNET DEVE FAZER PARTE DO NOSSO COTIDIANO E O PROFESSOR QUE SE RECUSA A USÁLA, ESTÁ FADADO AO FRACASSO PROFISSIONAL.
Com certeza! A internet é uma das mais inovadoras ferramentas que o homem moderno tem às mãos. A mesma precisa ser explorada na educação de modo geral. Quer dizer, não só na área da matemática bem como nas mais diversas aréas do conhecimento. Porém, é preciso que se verifique a confiabilidade do que lá se encontra registrado.
Concerteza Maria... A internet sendo bem usada poderá ser de grande ajuda para todos os profissionais, incluse educadores. Mas como disse JP, no relato sobre o blog "Matemáticos Educadores: o blog", a internet é livre e para podermos utiliza-la de modo confiável temos que filtrar as falsas informações.
Pra garantir a credibilidade do site pesquisado, basta atentarmos ao endereço, se é de uma instituição confiável, verificar se está assinada, etc. O que não podemos é desconsiderar esta riqueza ao nosso trabalho docente.
Esse é um ponto importante que não deve ser desconsiderado. A imensa quantidade de informação, que a internet permite ter, propicia um acervo imenso para pesquisa, mas possibilita também a proliferação de informações não confiáveis. cabe ao professor e ao internauta terem o mínimo de bom senso para que a internet seja aliada e não inimiga.
ke site mais podre isso e uma merda pura aff ke odyo saporra
Postar um comentário