Uma boa leitura sobre a Modelagem Matemática:
BARBOSA, Jonei. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. Disponível em <http://www8.pr.gov.br/portals/portal/institucional/def/areas/matematica/modelagem.pdf>Acesso em 17 set.2008
4 comentários:
Os professores estão acostumados a trabalhar com investigação matemática e não com modelagem. Acho que modelagem é um ótimo instrumento para ser utilizado pois estimula o raciocínio lógico e a intuição do aluno, permitindo que ele encontre por si só, sem dica nem indicação do professor, a matemática no seu cotidiano.
Modelagem pode ser definida em termos dos propósitos e interesses subjacentes à sua implementação, conduzindo a implicações conceituais e curriculares.A ênfase é colocada no processo de resolução de problemas aplicados,focalizando o processo de construção de modelos matemáticos.As atividades de modelagem são consideradas como oportunidades para explorar os papéis que a matemática desenvolve na sociedade contemporânea.
Uma das importâncias fundamentais da modelagem é que ela proporciona o aluno a descobrir a matemática e convida ele à fugir da matemática tradicional(onde o professor fala uma verdade e o aluno, sem outra opção, é obrigado a acreditar).
Sem dúvida nenhuma, a modelagem torna a aprendizagem mais interessante e deve ser utilizafa como um recurso indispensável na educação matemática.
Uso a Modelagem Matemática para ensinar Física. Acho que essa proposta de ensino deveria ser mais discutida para o ensino de outras disciplinas, não apenas da Matemática.
Ednilson Souza.
Postar um comentário