Aprendizado: ensino de matemática tem sido um desafio ao professor
FRANCE PRESSE
Os exemplos concretos estão longe descer o melhor método para ensinar matemática, revela um estudo publicado nos Estados Unidos. "É muito difícil explicar princípios matemáticos a partir de um exemplo concreto", afirma Vladímir Sloutsky, autor do estudo e diretor do Centro para a Ciência Cognitiva da Universidade do estado de Ohio.
"Os exemplos concretos podem ser uma boa maneira de provar o domínio dos conhecimentos já adquiridos, mas são maus instrumentos de ensino", destaca Sloutsky, cujos trabalhos aparecem na revista americana Science.
Para os estudantes que aprendem uma regra matemática através de vários exemplos concretos será mais difícil reutilizá-la em um novo contexto, se comparados a estudantes que a aprenderam exclusivamente de forma abstrata, destaca a pesquisa.
Os pesquisadores testaram sua teoria em um grupo de 80 estudantes divididos em quatro
subgrupos, que aprenderam um princípio de aritmética simples ilustrado por um, dois e três exemplos concretos, no caso dos três primeiros subgrupos, enquanto o quarto subgrupo recebeu apenas uma simples explicação abstrata.
Em seguida, o conjunto foi submetido a um questionário de múltipla escolha para testar sua compreensão do princípio de cálculo aprendido. O melhor resultado (80% de respostas corretas) coube ao grupo de estudantes que aprendeu o princípio de forma puramente abstrata. Segundo artigo da professora Suely Druck, a qualidade do ensino da matemática atingiu, talvez, o seu mais baixo nível na história educacional do País. A média em matemática tem sido a mais baixa entre todas as áreas. O último Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) mostra que apenas 6% dos alunos têm o nível desejado. E a comparação internacional é alarmante. No Pisa (Program for International Student Assessment) de 2001, o Brasil ficou em último lugar.
2 comentários:
Creio que os exemplos concretos podem ser usados como uma ferramenta para trabalhar a noção intuitiva dos alunos, mas estes por si só não são o suficiente para que os alunos adquiram domínio do assunto apresentado. Vejo então, que depois de se ambientarem com a noção intuitiva, os alunos devem receber a explicação abstrata.
Quanto ao desempenho do Brasil no Pisa e no SAEB vejo que esses resultados são interessantes pois nos alertam sobre a necessidade que o nosso país tem de maiores investimentos na educação como um todo.
Uma vez que professores bem preparados poderão melhor atender as necessidades dos alunos e os alunos bem preparados poderão contribuir com os avanços de nosso país.
O nosso cologa Cleslandir apresentou este texto e nos trouxe reflexões pedagógicas acerca da Matemática: do concreto ao abstrato. Aproveitou e fez considerações às fases piagetianas.
Foi muito boa a exposição das questões de discussão e a sutil provocação para todos nós que estamos desenvolvendo um projeto de Oficina de Matemática.
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