Sugestão para leitura sobre Comunidades Virtuais, considerando a Educação Matemática:
PONTE, João Pedro da; OLIVEIRA, Hélia. Comunidades virtuais no ensino, na aprendizagem
e na formação. Disponível em <PONTE, João Pedro dahttp://www.spce.org.pt/sem/01Ponte.pdf>Acesso em 17 set.2008
5 comentários:
Cada dia mais o ensino da matemática se entrelaça com o mundo virtual. As novas tecnologias que têm surgido tem criado alternativas que não devem ser descartadas, para que a educação matemática possa evoluir e alcançar espaços mais abrangentes.
Esses instrumentos virtuais, tem enormes vantagens, como por exemplo, o dialógo mais intenso e a troca de idéias e informações em pequeno intervalo de tempo.
Com certeza, Júlio! Temos que colocar as Tecnologias da Informação e Comunicação do nosso lado docente, atendendo às demandas contemporâneas.
Nós professores temos que trazer as comunidades virtuais para o nosso lado. O nosso blog, por exemplo, está trazendo novas informações para cada um que ler e esse momento de pesquisa e de troca de informaçoes é muito importante para a formação do professor.
Lembro que o blog ficará à nossa disposição, tanto neste momento de formação incial, quanto porteriormente, na formação continuada.
A internet conduz-nos a viver de forma diferente o espaço, o tempo, as relações sociais, a representação das identidades, os conhecimentos, o poder, as fronteiras, a legitimidade, a cidadania e a pesquisa, permitindo, um novo modo de inserção na realidade social, política, ecoomica e cultural. Assistimos então ao fenômeno da globalização, em que todos os desenvolvimentos na esfera econômica, política e cultural numa região do planeta são determinados e, por sua vez, influenciam o que se passa em todas as outras regiões.
Postar um comentário