Vale a pena ler o texto abaixo, da Universidade de Lisboa:
PONTE, João Pedro da. Concepções dos Professores de Matemática e Processos de Formação. Disponível em <www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/92-Ponte(Ericeira).pdf> Acesso em 25/08/2008.
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Pelo que pude observar, o estudo feito mostra uma falta de interesse por parte dos professores em buscar conhecimentos novos e uma falta de estrutura educacional que estimule e possibilite essa busca, tornando o profissional de ensino desmotivado e esvaziando "a função docente".
De um forma geral, a minha leitura sobre o texto, me fez refletir sobre as concepções. Mas o ponto que mais me chamou a atenção, foi o esquema que mostra que tudo depende um projeto pedagógico. A escola precisa estar em constante processo de adequação a sociedade
O projeto pedagógico dá identidade e autonomia à escola, pois ele deve refletir a realidade e os interesses da comunidade.
O autor mostra suas diversas concepções em relação à matemática, como também as concepções que os professores têm desta ciência, mostrando a importância das mesmas para a formação de tais profissionais.
O autor mostra também a importância das novas tecnologias na formação de professores e na sua prática pedagógica.
Postar um comentário