Os Parâmetros Curriculares Nacionais - Matemática representam uma oportunidade de avaliação do que é esperado do nosso trabalho pedagógico de Matemática, na Educação Básica, neste caso, especialmente nas séries finais do Ensino Fundamental.
Conheça:
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Terceiro e Quarto ciclos do ensino fundamental. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf>Acesso em 22/08/2008.
Tomando por base este documento, sugiro alguns pontos para nossa reflexão:
1. Que papel desempenha a Matemática no Ensino Fundamental?
2. Quais os conhecimentos matemáticos esperados para um estudante que concluiu as séries iniciais do Ensino Fundamental? Ou, com que conhecimentos matemáticos um estudante deve ingressar nas séries finais do Ensino Fundamental?
3. Como você avalia a importância dos Temas Transversais para a trabalho pedagógico da Matemática?
4. “(...) As atitudes têm a mesma importância que os conceitos e os procedimentos, pois, de certa forma, funcionam como condições para que eles se desenvolvam”. (BRASIL, 1998, p.50). Comente esta afirmação.
Aguardo seu comentário!
7 comentários:
A matemática no ensino fundamental, pode, se bem ensinada, pode propiciar ao aluno uma interação entre ele e o mundo de forma que às coisas do seu cotidiano ele possa usar a matemática a cirtar por exemplo: o preço pago por uma corrida de táxi. O ponto Matemática e temas transversais me chamou a atenção pois, devemos fazer alguns trabalhos que propiciem ao aluno atividades interdisciplinares, que, façam em interação com outras disciplinas um estudo da nossa realidade. No que diz respeito ao ponto matemática e construção da cidadania, o que me fez refletir foi: como a Matemática pode dar ao indivíduo a condição do mesmo elaborar estratégias. Se possível professora, toque neste ponto nas próxiams aulas. No mais o texto é muito bom
Adam,
Puxe o assunto, em aula, que nós discutiremos.
Também acho essas questões muito relevantes à formação acadêmica do licenciado em Matemática.
A matemática no ensino fundamental é um momento muito relevante e delicado pois é nesse momento que o aluno se encontra realmente com o mundo das operaçoes, contagens e mais um monte de conteúdos que deveriam ser aprendidos e muitas vezes são decoados. Esse é o momento das perguntas: Pra que serve isso? Onde eu vou usar isso na minha vida? Pra que existe matemática? Esses perguntas podem ser respondidas quando o professor inclui em suas aulas os temas transversais, mostrando assim a seus alunos que a evolução do mundo e a a matematica andam de mão dadas.
Hoje percebi um grande defeito na concepção dos alunos com respeito ao ensino da matemática.
Não se há preocupação em saber o porquê e sim em como fazer. Há uma ênfase em determinado algoritmo, ou seja, no processo que se utiliza para se chegar à solução e não em porquê que esse algoritmo funciona. É preciso mudar essa concepção, e entender que a matemática não é feita de métodos que exercitam apenas a memorização, mas não capacita o alunos a terem o raciocínio matemático.
A matemática está em todas as áreas do campo profissional. Sua presença, no ensino fundamental, no mínimo, dá base ao aluno no seu futuro como médico, engenheiro, economista, dançarino etc. Mas não só para o profissional que há contribuição da matématica, ela também possibilita a resolução de problemas do dia-a-dia e enriquecimento da linguagem. Os temas transversais, aplicadas na matemática, são importantes para que o aluno perceba essa dimensão da ciência matemática e perceba o seu valor social. Para isso, a motivação é indispensável e é ela que impulsiona o aluno a aprender os conceitos e procedimentos.
Olá, pessoas 2010.1!
Não dá para entrar na regência sem conhecer os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN.
O que vocês respondem das questões reflexivas da postagem?
Aguardo.
A matemática no ensino fundaental é o alicerce que va capacitaro aluno a se desenvolver futuramente em todas as areas da sua vida que forem necessárias mínimo conhecimento e domínio em matéria exata. Tomar decisões futuras até mesmo do cotidiano, como fazer um orçamento familiar, saber com que prazo e juros vle mais a pena ele efetuar uma compra, etc....
Se uma barreira for criada em um aluno desde o ensino fundamental, dificilmente essa barreira será quebrada ao longo da vida é aí e entra a importânci da atitude, do professor entender e saber lhe dá com aquilo que discutimos em sala de aula, de ser sensível ao conhecimento e realidade de vida do aluno, ex: vendedor de picolé.
A matemática no ensino fundamental tem que ter como objetivo não so informar, mas como as outras matérias que envolvem relações humanas, tem que ter o papel de formar.
Postar um comentário