Por que um blog à formação de Licenciados em Matemática?
É um interessante recurso didático em exercício.
Possibilita a ampliação e enriquecimento da formação acadêmica com Educação a Distância.
Etc. etc. etc.
“Blog, abreviatura do termo em inglês weblogs, tem como características a facilidade em que pode ser criado, editado e publicado.(...) A possibilidade da criação coletiva e a aproximação de alunos e professores são apontadas como as principais contribuições que os blogs podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem.” (GUTIERRE, 2006)
“Blogs não são apenas ferramentas para atividades jornalísticas e intelectuais individuais, mas espaço para debate, construção conjunta de conhecimentos e criação de redes sociais. Há várias possibilidades de uso pedagógico de blogs em atividades educacionais. A questão tecnológica não constitui barreira, pois os processos de criação e edição são tarefas relativamente simples. Anotações de aula, produção de textos, apresentação e discussão de projetos escolares, preparação de eventos, relatórios, análise de obras literárias e reflexão sobre temas específicos são apenas algumas das possibilidades. A criatividade pessoal e coletiva determinará a utilização. Como os blogs são informais, escritos a partir do ponto de vista pessoal, blogs de alunos podem enfocar muitas vezes interesses próprios e nem sempre assuntos do curso ou da disciplina. Em todo caso, o uso de blogs é um ponto de partida para reflexões e mudanças nos papéis desempenhados por professores e alunos, com alunos assumindo um papel cada vez mais proativo.” (VOIGT, 2007)
Quer saber mais sobre blogs como recurso didático?
GUTIERRE, Priscilla Brossi. Blogs na sala de aula. Disponível em <http://www.educarede.org.br/educa/revista_educarede/especiais.cfm?id_especial=221> Acesso
em 18/08/2008.
VOIGT, Emílio. Web 2.0, e-learning 2,0, EAD 2,0: para onde caminha a educação a distância? Disponível em <http://revistas.cin.ufsc.br/index.php/Aprender/article/viewPDFInterstitial/241/308> Acesso em 18/08/2008.
GUTIERRE, Priscilla Brossi. Blogs na sala de aula. Disponível em <http://www.educarede.org.br/educa/revista_educarede/especiais.cfm?id_especial=221> Acesso
em 18/08/2008.
VOIGT, Emílio. Web 2.0, e-learning 2,0, EAD 2,0: para onde caminha a educação a distância? Disponível em <http://revistas.cin.ufsc.br/index.php/Aprender/article/viewPDFInterstitial/241/308> Acesso em 18/08/2008.
11 comentários:
Concordo plenamente, o contato do professor com o aluno não precisa ficar restrito simplesmente a um espaço físico(sala de aula). Antes devemos aproveitar os recursos tecnológicos para um aprofundamento nos estudos e como consequência, uma maior aprendizagem.
Ass: Julio Cesar
A tecnologia educativa tem se tornado uma importante ferramenta para o desenvolvimento da educação brasileira e da integração entre alunos e professores.
Sendo assim, acho extremamente válido o uso do blog como um meio de discursões pedagógicas, no qual cada um pode exprimir suas idéias e ampliá-las com o auxílio dos colegas, professores e visitantes.
A cada momento histórico as vantagens da tecnologia vão abrindo mais as portas para a educação. Cabe a nós, professores conscientizados e em busca de uma melhor educação, explorar mais esta ferramenta, os blogs, de uma maneira segura e inteligente, procurando também com isto integrar os nossos alunos na nova era da educação digital.
Acho interessante. Pode ser utilizado como meio de interação entre os alunos, e entre estes e o professor, possibilitando assim, uma forma de conhecer a realidade de cada um e os tópicos de maior interesse (particular e comum).
Madson Xavier.
O blog é um instrumento de democratizaçãode idéias, de socialização dos nossos conhecimentos com pessoas do meio matemático e também com pessoas que não são do meio mas que querem conhece-lo.
Ele nos permite estar perto e sempre em debate com outras pessoas e essa interação, não só do professor com seus alunos, mas também dos alunos com o mundo é muito interessante para o crescimento intelectual do individuo.
Toda inovação tecnológica que possa ser voltada para o ensino e educação deve ser uma ferramenta bem utilizada, assim, ajudando professor e aluno a obter um diálogo mais aberto e livre.
Por se tratar de uma linguagem mais jovem e moderna a aceitação deverá ser grande e o interesse será ainda maior.
O professor deve utilizar o maior número de recursos possíveis com responsabilidade. A internet é uma ferramenta poderosa e faz parte do mundo das crinças e adolescentes, seja por meio de computador pessoal ou lan houses. Utilizar o blog como meio de comunicação de idéias, possibilita, ao professor, sair ainda mais do mundo sisudo que muitas vezes a sala de aula se torna. Trazer curiosidades, textos e informações divertidas sem sair do foco da disciplina. Acabou o reinado absoluto dos logs agora os blogs, flogs, fotologs podem fazer parte do ensino da matemática.
Depois de tantos comentários em defesa dos blogs como recurso didático, creio que estamos todos convencidos de que as Tecnologias da Informação e Comunicação se constituem em uma tendência coerente e possível à Educação Matemática.
Vamos contemplar esta tendência em nosso projeto?
A utilização do "Blog" na educação traz muitos benefícios para o professor e para o aluno. Primeiramente, podemos mencionar a grande facilidade deste meio de comunicação, onde a qualquer momento o educador pode estabelecer atividades e tarefas estimulantes para o aprendiz, fazendo com que este possa participar efetivamente nestas aulas que podemos até chamar de "interativas". Além disso, o blog é um sistema de informação atual, onde os jovens podem se expressar a respeito de assuntos vistos em sala de aula.
E nós também sabemos que jovens gostam de atualidades, do que está "rolando" no momento!
Ass: Renata Vianna
Acredito que qualquer iniciativa que se proponha a encurtar distâncias e favorecer o diálogo é bem vinda.
Muitas vezes os estudantes carecem de espaços onde possam se expressar, o professor por sua vez não consegue fazer em sala tudo que gostaria; o blog é para essas duas realidades (e para muitas outras) uma alternativa coerente: motivando estudantes e eduacadores a trocar experiências e construir saberes.
O blog pode tornar-se também um meio de manter-se "por dentro" de inúmeras informações que "o outro" se interessa, mas que nós não enxergamos; enfim o blog pode ser uma extensão da sala de aula, um espaço para além de uma realidade física.
A cada visita, percebo como cada um vai se tornando especial a cada comentário. E vou garimpando os interesses, as afinidades, os modos de pensar e de sentir. O Matemáticos Educadores vai se constituindo num desafio e numa estratégia curricular interessante ao nosso processo de aprendizagem, ao acesso a informações sobre Educação Matemática, à ampliação de concepções, à nossa criatividade, e à efetiva formação de um grupo real de interesses comuns.
Postar um comentário