O estágio, seja na formação acadêmica ou na prática pedagógica, apresenta diversos tipos de documentos que orientam previamente a nossa práxis: são os planejamentos, os planos diversos. Este é um exercício contínuo do professor: fazer - refletir - refazer.
Que tal deixar seu comentário sobre a perspectiva do trabalho com projetos na Educação Matemática?
http://www.sbem.com.br/files/ix_enem/Minicurso/Trabalhos/MC21422699587T.doc
6 comentários:
Concordo professora! Esse processo - fazer, pensar, refazer- é dinâmico, é vivo! Uma turma não é igual a outra, ainda que a série e a idade sejam as mesmas. A reflexão implica em ação:modificar o que não deu certo ou melhorar o que deu bons resultados!
É isso!
Ana Simões
Isso caracteriza o professor reflexivo. A nossa prática é um objeto
valioso à nossa pesquisa. Como diz D'Ambrosio, a pesquisa é o elo
entre a teoria e a prática. Quando somos pesquisadores da nossa
prática, acabamos interferindo na teoria, que, por sua vez, modifca a
prática. Uma coisa podemos afirmar: não existe nada de monótono em nossa profissão.
Agora que começamos os estágios estamos vendo o quão trabalhoso é a preparação de uma aula e quando essa aula é feita com recursos além do quadro a atenção ainda se torna mais redobrada . Acredito que o trabalho com projetos é algo que requer bastante dedicação por parte dos professores, pois deve ser uma aula dinâmica com diferentes recursos, mas com um resultado final satisfatório.
O trabalho docente é bastante complexo. Com projetos, podemos fazer um trabalho pautado na realidade, o que já dá um novo significado à nossa práxis.
A Pedagogia de Projetos surge na perspectiva de trazer uma nova cara ao ensino de matemática.
Interligando ela a fatos e situações do cotidiano do estudante, ela se torna mais atraente e a aprendizagem se dá de forma efetiva.
Ao invés de ser responsável pelo abandono de muitos da escola, a matemática precisa ajudar na construção social dos educandos.
Júlio, você estava sumido aqui do blog, mas já mostrou para que veio. Falamos, neste caso, de Matemática crítica.
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