terça-feira, 14 de abril de 2009

Na UNICA, Física é interação, ação e construção





Deixe seu comentário acerca das suas impressões sobre a aula extraclasse na Universidade da Criança e do Adolescente - UNICA, considerando a importância da atividade para a sua formação em Licenciatura em Matemática.

Algumas sugestões de temas pertinentes:

1. Relações interpessoais entre professores de Matemática e Física;

2. Atividades que podem ser elaboradas e executadas interdisciplinarmente entre Matemática e Física;

3. Relevância do trabalho pedagógico em Matemática para a compreensão das ciências naturais;

4. Pontos-chave da UNICA no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem;

5. Aspectos que lhe despertaram a atenção no processo da aprendizagem;

6. A Arte e o Lúdico como recursos pedagógicos à aprendizagem;

7. Outros.

 

10 comentários:

Felipe Carlo disse...

Infelizmente não pude ir... Mas fiquei sabendo que a interação com os experimentos de física são o máximo. Espero poder ir na próxima oportunidade!!!

Olenêva disse...

A UNICA parece guardar um segredo: o tempo limita o acesso a todos os "brinquedos", abrindo sempre espaço para uma nova oportunidade.
Vamos agendar?! Vale a pena rever com um novo olhar, de educador.

Fellipe Antônio disse...

Xará, também não pude ir. Aguardo ancioso a oportunidade única de conhecer a única; já ouvi vários comentários e vi uma demonstração no Iguatemi alguns anos atrás, a curiosidade é latente!

Tâmara Paiva disse...

Foi uma experiência maravilhosa a visita à UNICA. Por mim podemos agendar outra.
De maneira lúdica pude aprender um pouquinho de física. Muito bom!

Marcus Silva disse...

Se num foi, é bom q se arrependa mermo pq foi muito bom. Os experimentos, bem como os monitores e até a apresentação nos fazem querer voltar. Vamos agendar!

Olenêva disse...

Foi bom demais! Mas cadê as reflexões acerca da importância da nossa visita à nossa formação docente em Matemática?

Lígia disse...

Para a nossa formação como educadores fica um exemplo de que quando os assuntos são vistos na prática, sem tantas fórmulas e equações, tudo se torna mais fácil, divertido e interessante. Tivemos a oportunidade de ver alguns assuntos do conteúdo de matemática através dos modelos do Lema, trazendo também uma abordagem diferente do que normalmente vemos nas salas de aula.

Lígia disse...

Deixando claro que as aulas que nós assistimos com os conteúdos de matemática através de modelos do Lema aconteceram na UFBA e as de Física ocorreram na UNICA.

Olenêva disse...

A UNICA e o LEMA sinalizam que podemos e devemos tornar as nossas práticas muito mais interessantes. Concorda, Lígia?

Lígia disse...

Concordo sim pró!! Com tudo que estamos vendo e aprendendo, podemos trazer pra sala de aula muitas novidades interessantes para os alunos.