O ensino de frações é algo que atormenta muitos professores. Juliane do Nascimento elaborou um artigo que fala dessas dificuldades, porque elas acontecem e como podemos fazer para que o ensino dos números racionais aconteça de uma forma que faça com que o aluno aprenda.
Segue a referência:
NASCIMENTO, Juliane do. Perspectivas para aprendizagem e ensino de números racionais. Disponível em < http://www.portalppgci.marilia.unesp.br/ric/include/getdoc.php?id=478&article=172&mode=pdf > Acesso em 17/12/08.
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Nascimento atribui a dificuldade aos números naturais à pouca relação entre o seu uso social e a forma como eles são ensinados na escola.
Como isso pode ser feito, na escola?
Acredito que o início da resposta a essa pergunta seja a busca por uma contextualização adequada que tenha a ver de algum modo com a realidade dos alunos, que faça relações com situações como o uso do dinheiro ou outra realidade cotidiana.
Pra quem participou do Matemática: Aprendendo a Ensinar, foram mostradas e discutidas algumas alternativas que buscam ajudar o professor neste sentido.
Quem não viu, perdeu! Agora, só esperando o próximo!!
Roberto, quem não viu perdeu. E para sentir o clima, sugiro que assista aos vídeos na recente postagem Matemática: Aprendendo a Ensinar.
Postar um comentário