domingo, 9 de novembro de 2008

Da Matemática não formal (bola de futebol) à Matemática formal: atividades em investigação matemática


"Segundo os professores do Instituto Freudenthal / Holanda, a Motivação era e continua sendo o problema nº. 1 do Ensino em todos os níveis de escolaridade. (...) Com o objetivo de trabalhar os poliedros de Platão, fiz um contrato pedagógico com os alunos para construirmos uma bola de futebol (...)  como o elo entre a Matemática não formal e a Matemática formal. (...) Esta Matemática, chamada realista pelo Instituto Freudhental, retoma a questão de colocar no centro da preocupação dos especialistas do ensino o aluno e o seu interesse."

Saiba mais: http://www.prof2000.pt/users/eldita

 Esta é a proposta de Elda Tramm para o minicurso da I Jornada de Educação Matemática do EMFoco.

11 comentários:

Anônimo disse...

Esta atividade de investigação é sem dúvida uma proposta muito interessante:
1- Ela valoriza os conhecimentos dos aprendizes;
2- Permite uma descoberta do conhecimento formalizando-os no momento certo;
3-Promove o envolvimento dos estudantes na atividade, por ter partido de uma motivação comum e previamente discutida com eles;

Estou surpreso com a "conjectura do balão" embora seja muito engraçada, não deixa de ser uma sinal de criatividade incomum. Sem falar na atitude sensata de não desvalorizar uma solução funcional.

Mais uma alternativa que vale a pena conhecer melhor.

Anônimo disse...

A investigação é válida, pois permite que o aluno se sinta instigado a procurar as respostas para essas questões. Além do que, o conhecimetno formal fica em segundo plano.

Gledson Paiva disse...

A investigação é, sem sombra de dúvida, fundamental em matemática pois desperta no aluno o desejo e a curiosidade de poder construir algo novo e dessa forma podemos ter um melhor aprendizado. Além de trabalhar o intuitivo, o aluno consegue ter uma dedução bastante afinada para desenvolver teses e demonstrações.

ritacbarouca disse...

Oi Ole,

Realmente um ótimo trabalho da Prof. Eldita. Já tive a oportunidade de realizar este experimento pessoalmente e de ter o relato da mesma sobre os pros e contras do projeto.

Muito bom mesmo.
Abraço fraternal
Rita Arouca

Olenêva disse...

Alguns estudantes da turma também conheceram o trabalho de Eldita na Jornada EMFoco. Adoraram!

Unknown disse...

Esse trabalho estimula os alunos a dispertar e interagir sendo assim sempre tendo a curiosidade de sempre querer aprender mais e mais... e sendo assim obtendo um resultado positivo. abraços Nayara Laisbetoandnay

Unknown disse...

Esse trabalho estimula os alunos a dispertar e interagir sendo assim sempre tendo a curiosidade de sempre querer aprender mais e mais... e sendo assim obtendo um resultado positivo. abraços Nayara Lais

Anônimo disse...

Olá, pessoal
acredito que muitos, dos que hoje tem uma certa "aversão" a matemática, não tiveram esse acesso a situações que partem das atividades concretas. A matemática está em praticamente tudo no nosso dia-a-dia, ela apenas não é percebida, uma vez que , os conteúdos da escolas são expressados apenas formalmente. Quando o professor partir de uma atividade concreta (jogos, brincadeiras...) para a formal (formulas, contas...) o aluno fará uma construção do conhecimento prazerosa e eficaz.
Abraços!!!!

eldita disse...

Queridos,
adorei ler os comentários q cada um de vcs fez sobre a atividade da bola de futebol. Obrigada. Vamos continuar lutando por proporcionar o acesso da matemática PARA TODOS os alunos. Vamos formar uma corrente forte e segura neste caminhar. obrigada por se permitirem a ser sonhadores.

Olenêva disse...

Sem sonhos, Eldita, quem aguenta?

eldita disse...

Concordo contigo, só espero q nesta eleição saibamos escolher aquele q + se alinha com educação para todos, por uma escola publica e gratuita de qualidade. Eu sou fruto de uma escola pública, qdo os profissionais tinham orgulho de ser professor (salário digno etc) Vamos exigir q isto retorne, eu nao perco a esperança enqto isto vamos fazendo a diferença. bjs