domingo, 29 de agosto de 2010

III Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática

Concepções e práticas curriculares:
integrando sujeitos, saberes e disciplinas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Quebrem a cabeça...


Um cientista finlandês afirma ter criado o sudoku mais difícil de resolver do planeta. Sudoku é um quebra-cabeça numérico muito popular como passatempo.

O matemático Arto Inkala levou três meses para chegar a esse sudoko, a partir de um programa de computador que ele desenvolveu.

E será que leva o mesmo tempo para resolver? Nem tanto, mas o desafio é alto (se você não “roubar”, claro).

Inkala disse ao Daily Mail que algumas pessoas podem tentar resolver adivinhando, e com três ou quatro acertos na sorte poderiam terminar em 15 minutos ou meia hora. “Mas normalmente vai levar dias para resolver por lógica”, disse.

O desafio foi encomendado pela Efamol, fabricante de suplementos de omega-3 para o cérebro. Inkala é um cientista ambiental com doutorado em ciência e matemática aplicada e trabalhou no quebra-cabeça em seu tempo livre.

Quer se arriscar? Aqui o Sudoku Mais Difícil do Mundo:

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

V Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática

http://www.mat.ufpb.br/bienalsbm/index.html

Mais um evento pra discutimos as novas vertentes da matemática. Participação garantida do LEMA-UFBA e de monitores do PIBID_MAT-UFBA, submissão de trabalhos já encerrados, mas fiquem atentos às inscrições, não percam!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

LEMA - UFBA no Jornal Nacional

Uma bem merecida divulgação.
Assista!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Nature by Numbers

Para deleite e considerações.

"Sem habilidade com números"

Está ocorrendo em Minas Gerais:

"Crianças e jovens com notas baixas em matemática e dificuldades persistentes [...] Eles podem sofrer de discalculia [...] por causa dela, 6% da população não tenha habilidade com os números. [...]  Aquelas que obtêm resultado abaixo de 25% no subteste de matemática são convidadas para uma segunda etapa de avaliação, em que passam por entrevista clínica, testes psicológicos e de inteligência. Elas também têm o sangue coletado. [...]"

Além de tirar uma nota baixa ainda tirar sangue?! Uuuuaaaaiiii!!!!
Leia! Comente!